domingo, 7 de junho de 2009

Violência na escola!

Como professora, trabalhei na rede pública de ensino e que atende comunidades menos favorecidas financeiramente, e, atualmente trabalho numa escola da rede privada, mas acredito em parte nas duas crenças citadas por Jaqueline Picetti, a respeito da crescente onda de violência que há muitos anos vem se instaurando nas escolas.

Penso que alguns alunos tomam determinadas atitudes não porque vivem na “vila” e quem vive nesse tipo de comunidade geralmente é violento, mas por vivenciarem determinadas cenas de violência. Há uma grande discriminação, pois nos grandes centros urbanos também estão presentes atos de covardia e cenas violência. Não acredito que seja uma concepção empirista, “acreditando que há uma pressão das coisas sobre o espírito e considerando a experiência como algo que se impõe por si mesmo, não havendo necessidade da atividade do sujeito (Piaget, 1987).”
Também não é o ambiente que imprime na pessoa o modo de ser e de se comportar, mas as próprias situações violentas a que as crianças estão expostas no meio em que estiverem inseridas, que deixam cicatrizes profundas, podendo gerar ainda mais violência.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, ótimas questões para discussão. Podemos pensar: será que toda criança que vivencia cenas de violência vai se tornar violenta? E as crianças criadas com toda a super-proteção, também podem se tornar violentas? Para o debate... Abração, Sibicca

Silvana disse...

Com certeza Simone, trazes ótimos questionamentos. Cada caso é um caso, não existem regras. Desses dez alunos "violentos" que já mencionei destco agora dois:
Um sofre agressões do pai e irmãos mais velho, dependentes químicos cada vez que vai visitá-los.A família materna, simplesmente diz que o menino puxou ao pai...
O outro é filho único, recebe uma educação de certa forma rígida, mas os pais não sabem como conduzir suas "atitudes agressivas" e segundo eles, é "mal educado" e "metido", fazendo-os passar vergonha. A familia se mostra preocupada, são presentes, são carinhosos, bem estruturados e possuem uma educação religiosa que o próprio menino demonstra seus conhecimentos em sala de aula.
Portanto, a violência não depende somente do ambiente e siuas vivências...