Ainda no Forum de para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades no RS, na Sala Temática da Educação, a palestrante Vera Lúcia Motiska, falou dos Princípios de acessibilidade: IGUALDADE, LIBERDADE e FRATERNIDADE, através dos quais são constituídos um conjunto de meios para que as pessoas tenham acesso universal.
Também merece destaque, se é que assim podemos dizer a evolução no uso da terminologia adequada:
- retadardo
- excepcional
- pessoas com necessidades especiais
- pessoas portadoras de deficiência
- pessoas com deficiência
Novamente existe uma certa exclusão, pois os portadores de altas habilidades, não possuem deficiências e sim habilidades a mais que as pessoas ditas "normais", padronizadas pela sociedade em geral.
O que é certo? O que é errado?
Quem estabelece o certo? Quem estabelece o errado?
3 comentários:
Oi Silvana, muito pertinentes esses teus questionamentos. Interessante pensarmos que mais do que terminologias, temos que discutir sobre as repercussões que essas terminologias podem ter na sociedade. O que pensas sobre isso? Podemos continuar discutindo... Abração, Sibicca
Se eu tiver tempo, ok! rsrsrsrs
Abração pra você também, Silvana
Bem Simone, essas terminologias tiveram uma evolução nos tempos, mas tenho vivenciado com minha filha, que hoje está aprendendo a conviver com as "suas diferenças", pois está um tanto "limitada", em consequencia do acidente de 2007,(lesão cerebral). Sempre foi nota DEZ, desde então, seu rendimento caiu e muito, nos últimos semestres da faculdade, tive de auxiliá-la. Perdeu o emprego, não consegue mais trabalhar, tem dificuldades de atençaã, concentração e memória, sem contar sua personalidade(não é mais a mesma). Atualmente,só estuda. Está no 4º semestre de Publicidade e optou em cursar 4 cadeiras e dei a maior força!Tem se dedicado muito, mas agora ela é SEIS/SETE, e não aceita, é intolerante com ela mesma. Temos conversado muito e ela quer tentar um CIEE no próximo semestre mas tem medo de não conseguir conciliar. Falei-lhe de conversarmos com o neurologista e com um laudo, ela tentar uma vaga como Portadora de Necessidades Especiais na área da Publicidade.Ela não reagiu meuito bem, disse que precisa saber se um dia vai ser DEZ novamente.
Sabes, Simone, penso que apesar da evolução nos termos, sempre nos remetemos ao inicial:RETARDADO ... mesmo sem perceber há uma discriminação
Abração Silvana
Postar um comentário