domingo, 7 de junho de 2009

Adorno & Kant

Vivemos numa sociedade tecnicista e individualista, e não reside na atração entre os homens, mas no individualismo, formando uma humanidade fria, que não suporta sua própria frieza, mas também não conseguem modificá-la. Adorno traz um conceito sobre a estrutura atual da sociedade em que vivemos, e Kant, por sua vez, sugere um Princípio de Pedagogia que propõe planos para a arte de educar.
Adorno expressa um princípio moral, através de um argumento que relaciona a educação, a civilização e a barbárie, referente ao Holocausto, e Kant, afirma que a educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, como as palavras desses filósofos te auxiliam a pensar na prática pedagógica? Abração, Sibicca

Silvana disse...

Simone, já postei em outras atividades desde o início do PEAD que precisamos trabalhar de acordo com a realidade em que a ecola esiver inserida. Mas isso não significa que devemos mostrar somente aquele mundinho restrito que nossos alunos conhecem melhor do que nós, pois eles vivenciam, convivem naquele contexto.
Pois bem, acho que tive um professor muito bom de filosofia na FEEVALE, que estava sempre instigando-nos a pensar. Sempre respondia a nossas dúvidas com outro questionamento que nos levava a uma reflexão mais profunda sobre indivído/sociedade/comportamento.Muitas vezes sem perceber levomeus alunos a pensar sobre suas dúvidas fazendo-os descobrí-las.
+Abraços
Silvana