segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sala de Aula Construtivista


“O mundo do objeto fornece o conteúdo (assimilação), o mundo do sujeito cria novas formas (acomodação), a partir das formas dadas (reflexos) na bagagem hereditária. Posteriormente, as próprias formas, construídas por este processo de abstração reflexionante, transformam-se em conteúdos a partir de cuja assimilação constroem-se novas e mais poderosas formas. É a ação do sujeito que constrói este novo e fascinante mundo: o mundo do conhecimento – como forma e como conteúdo (BECKER, 2001a, p. 20).”

Pensando na citação acima, e na proposta de atividade desenvolvida na minha turma de Educação Infantil, acredito que proporcionei ações para meus alunos passarem por todas estas fases no decorrer do processo, sob uma perspectiva construtivista.

Poderia resumidamente afirmar que com a proposta das ações desenvolvidas na minha turma, eu proporcionei a construção de novos conhecimentos. Houve uma troca de experiências significativas onde partimos do conhecimento prévio, das realidades vivenciadas e adquiridas.
Motivei e despertei o interesse dos alunos como pesquisadores, testando hipóteses, abrindo espaços para novos caminhos, e, acima de tudo, percebendo a construção de seus próprios conhecimentos, a chamada busca pelo mundo do conhecimento.


Um comentário:

celilutz1 disse...

Oi querida Silvana:
Profundo o recorte que trouxeste para reflexão e tenho certeza do cuidado que tiveste e tens ao planejar as atividades que propões para os teus alunos. O que pensas da possibilidade de compartilhares conosco uma das ações a que te referes na postagem?
Grande abraço.
Celi