Ainda não consegui fazer as entrevistas com alunos negros referentes a Interdisciplina de Educação Étnico-Racial, pois na escola em que trabalho atualmente não existem alunos negros. Fazendo um retrospecto, tirando as turmas de educação infantil, já tive aproximadamente vinte turmas de ensino fundamental, e somentre um aluno negro ... Boykin, afirma em sua pequisa ter detectado a existência de nove grandes dimensões da expressão afro-cultural comum a todos.
Confesso que consegui como educadora, relacionar essas dimensões à outros grupos que sofrem discriminações no ambiente escolar. Conforme HAMACHECK, 1979, a maioria dos alunos que evadem tomam essa decisão por baixa auto-estima e por se sentirem desvalorizados. Pensando nisso e diante da realidade escolar, vejo muito mais discriminação sobre alunos com dificuldades de aprendizagem do que sobre negros.
Posso até estar enganada, pois ainda não fiz as referidas entrevistas...
Abraços
2 comentários:
Oi Silvana, muito interessante as tuas reflexõs, pois nos faz pensar sobre as outras formas que podem assumir a discriminação nas escolas. Pensando de uma forma a integrar as interdisciplinas do semestre: será que as dificuldades de aprendizagem e as discriminações que elas podem gerar, não podem também ser compreendidas como fatores de exclusão? Abração, sibicca
Com certeza são fortes e marcantes fatores de exclusão nas escolas. De certaforma acredito que até mais do que o racismo/negritude em si.
Postar um comentário