domingo, 31 de maio de 2009

Discriminação ...

A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares, e pode através da diversidade de contatos, “ser” o primeiro espaço de vivência das tensões raciais. Podemos trabalhar sobre a discriminação racial na sala de aula, entendendo-a como um tema indispensável, onde a intervenção pedagógica poderá contribuir para que ela venha conviver nesta comunidade escolar, compreendendo as diferenças sociais, étnicas e culturais, bem como são produzidas na sociedade. Além disso, podemos considerá-la como complexa ao envolver preconceitos de alunos/professores, devendo ser tratada de forma mais abrangente, podendo ser um espaço de disseminação ou um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito.
Trabalhar sobre discriminação racial, onde tive de pensar e planejar uma ação educativa com uma abordagem étnico-racial em minha escola, não foi muito difícil. Sempre busquei trabalhar as diferenças sociais e culturais, com respeito e de forma crítica, onde meus alunos pudessem expor e/ou expressar suas opiniões. Mesmo sendo um tema complexo, considero indispensável.
Considero as intervenções pedagógicas indispensáveis nesta fase do desenvolvimento , onde o pensamento da criança pré-operatória é egocêntrico, o que significa que não é capaz de lidar com idéias diferentes das suas em relação a um determinado tema. Essas intervenções acabam contribuindo para que a criança possa conviver na comunidade em que estiver inserida, compreendendo essas diferenças sociais, étnicas e culturais.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Querida Silvana:
Que importantes reflexões estás trazendo. De fato, a escola é um local propício para trabalhar as diferenças e as intervenções realizadas pela mesma podem marcar atitudes de toda uma vida. Compartilhando práticas significativas, neste espaço, enriquece a todos do grupo.
Abraço.
Celi

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, concordo com a Celi, as reflexões que trazes são muito significativas para refletirmos sobre a discriminação. Pensando nos textos que estão sendo trabalhados na interdisciplina, quais links poderiam ser feitos entre essas tuas reflexões e o que os autores trazem na literatura? Abração, Sibicca