domingo, 26 de abril de 2009

Fardo de um professor

Ao realizar a atividade de Filosofia da Educação referente ao filme O Clube do Imperador, trouxe à tona uma grande preocupação minha como educadora. Me refiro onde por alguns instantes o professor Hundert deixa transparecer ter fracassado ao proporcionar uma chance no passado a um aluno e ele ter se tornado um mentiroso e um homem sem virtudes. Mas após a homenagem afirma que "o valor de uma vida não é determinado por único fracasso ou um sucesso solitário. Por mais que tropecemos o fardo de um professor é sempre esperar que o aprendizado possa mudar o caráter de um garoto e assim mudar o destino de um homem."

Muitas foram as vezes em que apostei nos meus alunos, pensando que todos tendo boas oportunidades podem se tornar homens de bem. Fica aí uma grande lição caráter não se pode mudar com aprendizados, ou seja, independe do educador, dependede do querer do próprio indivíduo evolvid na aprendizaem.

4 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, ao ler a tua postagem fiquei pensando que a formação do caráter envolve uma gama de fatores, sendo a educação proporcionada pela escola apenas um deles. Mesmo sendo um fator, acredito que temos que apostar e acreditar na diferença que as vivências proporcionadas pela escola podem trazer na vida das crianças e jovens. Te recordas de alguma situação vivenciada por ti na escola e que diga respeito a essa reflexão? Abração, Sibicca

Silvana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvana disse...

Com certeza Simone,e muitas. Lembro de quando tinha os grandes, pois trabalhava com quartas e também agora com os pequenos de EI.
Mesmo sabendo que carater envolve outros fatores, jamais deixarei de acreditar que podemos fazer a diferença na vida de nossos alunos. Semana passada na Feira do Livro, encontrei, ou melhor um de meus ex-alunos de uma das muitas 4ªs que tive, me encontrou feliz da vida por estar estudando na Escola Estadual aqui em Sapiranga, fazendo Magistério.
Abraço, Silvana