Geralmente quando falamos em necessidades especiais tendemos a ter uma visão um tanto limitada! Não nos damos conta que essas necessidades podem ser bem diferenciadas, podendo ser físicas ou neurológicas, e quando falo em \"neurológicas\" cabe salilentar a amplitude do termo.
Assisti ao vídeo e fiz as leituras recomendadas e iniciar respondendo um dos questionamentos referentes a Educação Infantil. Com certeza a habilidade de recortar, picotar, pintar com materiais diversos faz parte do currículo da pré-escola, e, jamais pensamos na possibilidade de receber um aluno com Paralisia Cerebral. Lendo o material desenvolvido onde são descritas várias situações reais que fazem parte da rotina escolar, buscaria nos sites sugeridos opções de como adquirí-los ou fazê-los, adaptando-os. Envolveria a equipe diretiva e ainda os familiares do aluno na tentativa de contruí-los e aprender a utilizá-los.
Também fico pensando em como atender a todos, cada um no seu ritmo...atualmente trabalho com uma turma bem agitada, e já não é nada fácil! Em contrapartida, uma das características marcantes nessa faixa etária é a solidariedade e o companheirismo. No vídeo assistido, é marcante a fala da menina sobre o pré - conceito sobre pessoas diferentes. Incrível também o cuidado dela com a colega diferente, com paralisia. Acredito que os pequenos desenvolveriam muitas ações de cuidado, de proteção e de companheirismo com um aluno com Paralisia Cerebral, ou ainda, outra deficiência física.
Um comentário:
Oi Silvana, muito legal essa tua postagem, pois trazes os materiais da interdisciplina (principalmente o vídeo) que serviram de evidências para as tuas reflexões. Abração, Sibicca
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