segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Planejamento

A partir da leitura do texto escrito por Maria Bernadette Castro Rodrigues, na Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, com o objetivo de refletir sobre o papel e a importância do planejamento escolar, analisei etapas que costumo realizar no meu planejamento pedagógico e minhas práticas docentes cotidianas. Fico me perguntando o que há de novo?Como um educador hoje, consegue entrar em sala de aula sem planejamento? Será possível?
Sem dúvidas me questiono constantemente sobre “O que é significativo que meus alunos aprendam?”. Além disso, trouxe cinco questões que repondo cada vez que construo um novo Projeto a ser desenvolvido com minha turminha de educação Infantil:

1) Para quê vou desenvolver esse projeto? JUSTIFICATIVA
2) Onde quero chegar com esse projeto? OBJETIVO FINAL
3) O que vou fazer para alcançar meus objetivos? OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4) Quais conteúdos vou trabalhar nesse projeto? CONTEÚDOS
5) Como vou desenvolver? ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Fonte:

RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos Convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73. In: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/planejar/unidade2_1.html

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, legal essa tua postagem, fazes um diálogo entre os aportes teóricos experimentados na interdisciplina e tua prática pedagógica. Abração, Sibicca