domingo, 20 de setembro de 2009

Como ensinar disléxicos?

Ensinar disléxicos a ler e a processar informações com mais eficiência é um processo de longo prazo e que exige paciência. Primeiramnte é preciso compreender como a maioria das pessoas aprendem a ler, uma vez que a leitura exige simultaneamente:

  • atenção dirigida às marcas impressas e controle do movimento dos olhos;
  • reconhecimento dos sons associados com as letras;
  • compreensão das palavras e gramática;
  • construção de idéias e imagens, comparação de idéias novas com as existentes;
  • armazenamento de idéias na memória.

Então como ensinar um aluno com dislexia?

  • Identificar os pontos fracos e as áreas geradoras de problemas, descobrindo o estilo cognitivo predominante e realizar o tratamento.
  • Utilizar material concreto, além de papel quadriculado, fazer jogos com premiações e castigos.
  • Utilizar rimas, músicas e repetições, ler em voz alta, fazer com que a criança leia em voz alta, a pratique a visualização dos problemas e use desenhos. Não complicar visualmente
  • É indispensável permitir o tempo para fazer exercícios.
  • Usar cartões com linguagem usada na aula.
  • Prestar atenção não apenas no resultado, mas no processo utilizado. Observe os acertos e não somente os erros, como o aluno chega aos resultados.

Trouxe este recorte da pesquisa realizado pelo nosso grupo de PA - Grupo 6, Dislexia, onde pesquisamos sobre a forma de tratamento existentes, por compreender ser de extrema importância. Desde todos os sintomas que podem ser observados pelos professores e familiares desde a fase da pré-escola até a fase adulta, até chegar nessa forma de auxiliar o aluno disléxico, a qual considero a mais importante de todas:

Prestar atenção não apenas no resultado, mas no processo utilizado. Observe os acertos e não somente os erros, como o aluno chega aos resultados.

Este deveria ser o pensamento de todos os profissionais da educação de um modo geral com todos os alunos com dificuldades de aprendizagem. Acredito também que seja a forma mais eficaz de avaliação, considerando sempre no processo utilizado, a aprendizagem construída pelo aluno, bem os caminhos utilizados para se chegar a um resultado.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, nessa tua postagem me chamou atenção a seguinte passagem: "Prestar atenção não apenas no resultado, mas no processo utilizado. Observe os acertos e não somente os erros, como o aluno chega aos resultados.

Este deveria ser o pensamento de todos os profissionais da educação de um modo geral com todos os alunos com dificuldades de aprendizagem". Será que não podemos pensar que esse deveria ser o pensamento dos profissionais da educação como todos os alunos, independente se são alunos com dificuldades ou não? Abração, Sibicca

Silvana disse...

Oi Simone, faz sentido, tá certo seu pensamento, mas na maioria das vezes nos detemos mais aos alunos com dificuldades.
Abração
Silvana