domingo, 6 de setembro de 2009

Desenvolvimento da criatividade

Ao ler o texto recomendado na Interdisciplina de Didática, planejamento e avaliação, O meninhinho, de Helen Buckley, fica bem claro que a questão das marcas deixadas em nossas vidas pelos mestres que tivemos desde o início de nossa escolaridade.
O momento de escolha das atividades, bem como dos recursos a serem utilizados para o desenvolvimento das mesmas, é de extrema importância para motivar as crianças desde o início da escolaridade. Percebo que meus alunos de Jardim B, já dizem "Eu não sei desenhar!" "Meu desnho é feio!" Com certeza em algum momento já perderam o interesse ou ainda, foram interrompidas no momento em que estavam desenvolvendo seus trabalhos com prazer, esmagando sua criatividade.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Querida Silvana:
Que verdadeiro e ao mesmo tempo triste o que trazes sobre crianças que em tão tenra idade, com 5 ou 6 anos, já pensam de que não sabem desenhar ou consideram feio o seu desenho. Algo negativo, como colocas, deve ter acontecido para eles. O que, talvez nem eles e nem ninguém fique sabendo.
Terá acontecido na escola? E a Proposta Pedagógica da escola o que terá contemplado com relação a esse tema? Fica para fins de reflexão.
Grande abraço.
Celi