Dislexia é uma disfunção que ocorre na Linguagem, dificultando a aprendizagem da leitura, da soletração, da escrita, da matemática e do uso da razão. Também dificulta os relacionamentos de maneira expressiva ou receptiva, corporal e social poradquirir a aprendizagem de maneira diferente dos padrões normais. O disléxico apresenta sintomas que podem ser observados pelo professor e por familiares, mesmo antes da alfabetização, na pré-escola, em idade escolar e na fase adulta. Estes devem encaminhá-lo para uma equipe multidisciplinar que fará uma avaliação, encaminhando-o para tratamento com especialistas da área. O tratamento auxiliará o disléxico nas suas limitações, permitindo uma melhora progressiva evitando problemas mais sérios relacionados com a auto-estima e socialização.
2 comentários:
Oi Silvana, a partir dessas informações, como podemos pensar no trabalho com o aluno com dislexia em sala de aula? Que intervenções podemos propor? Abração, Sibicca
Olá Simone, diante do pesquisado podemos num primeiro momento, identificar as dificuldades, na área da matemática, passar a utilizar material concreto, além de papel quadriculado, fazer jogos; utilizar rimas, músicas e repetições, ler em voz alta, fazer com que a criança leia em voz alta, pratique a visualização dos problemas e use desenhos. Outro fator, seria permitir o tempo para necessário para que o aluno dislexico faça os exercícios, prestando a atenção não apenas no resultado, mas no processo utilizado. Observar os acertos e não somente os erros, como o aluno chega aos resultados. Abração Silvana
Postar um comentário