Até mais!
Silvana
Ensinar disléxicos a ler e a processar informações com mais eficiência é um processo de longo prazo e que exige paciência. Primeiramnte é preciso compreender como a maioria das pessoas aprendem a ler, uma vez que a leitura exige simultaneamente:
Então como ensinar um aluno com dislexia?
Trouxe este recorte da pesquisa realizado pelo nosso grupo de PA - Grupo 6, Dislexia, onde pesquisamos sobre a forma de tratamento existentes, por compreender ser de extrema importância. Desde todos os sintomas que podem ser observados pelos professores e familiares desde a fase da pré-escola até a fase adulta, até chegar nessa forma de auxiliar o aluno disléxico, a qual considero a mais importante de todas:
Prestar atenção não apenas no resultado, mas no processo utilizado. Observe os acertos e não somente os erros, como o aluno chega aos resultados.
Este deveria ser o pensamento de todos os profissionais da educação de um modo geral com todos os alunos com dificuldades de aprendizagem. Acredito também que seja a forma mais eficaz de avaliação, considerando sempre no processo utilizado, a aprendizagem construída pelo aluno, bem os caminhos utilizados para se chegar a um resultado.
Fonte: Parecer CEB no 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos . Relator: Carlos Roberto Jamil Cury. In: F:\silvana\ufrgs\EJA\Unidade 1.mht