domingo, 30 de maio de 2010

Adaptações necessárias a aprendizagem

Trabalho com um grupo de estudos formado por professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais, as quais recebemos através da adesão a um Programa do MEC/FNDE, no nosso município. Tenho acompanhado suas aflições e empenho em adaptar materiais para os alunos portadores de necessidades especiais, e, de repente, me vejo em situação semelhante.  Recebemos na nossa escola, mobiliário que no meu enteder é adequado para alunos de 1º ano.

Pois bem! bateu a curiosidade e fui buscar referenciais teóricos, e, confesso que fiquei surpresa. As mesas(classes) que temos nas escolas da rede pública em geral, não é adequado. Achei interessante a comparação entre as duas imagens abaixo:



A foto 'A' mostra a postura do aluno assumida no mobiliário tradicional. Em 'B', observe o arranjo na carteira introduzido pelo aluno, na tentativa de melhorar o campo de visão e sua área de trabalho.

Também existem legislações para as questões posturais e modelos de mobiliário adequado de acordo com o tamanho do aluno, no MEC/FNDE:
  • CJA-03 – Conjunto para aluno tamanho 3, para alunos com altura entre
    1,19m e 1,42m
  • CJA-04 – Conjunto para aluno tamanho 4, para alunos com altura entre
    1,33m e 1,59m
  • CJA-06 – Conjunto para aluno tamanho 6, para aluno com altura entre
    1,59m e 1,88m
  • Conjunto para professor (CJP-01): composto por dois elementos
    independentes: mesa e cadeira.
  • Mesa acessível para pessoa em cadeira de rodas (MA-01): mobiliário
    escolar para estudante, composto por mesa apropriada para cadeirantes.
Achei pertinente trzaer essas questões à tona, e, fico pensando que existem tantas situações e dificuldades a serem superadas, e muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes o professor nem sabe que essas questões posturais interferem na aprendizagem e nas relações comportamentais em sala de aula.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana!! Realmente é um assunto muito pertinente, pois podemos pensar que é difícil ficar muito tempo sentado em mobiliários inadequados. Como lidar com essas situações e limitações das nossas escolas também é um desafio. Abração!!