De um modo geral foi uma semana muito produtiva, muitas conquistas e descobertas. Primeiramente, alunos iniciando o processo de leitura, juntando letras e sílabas, se alfabetizando sem cobranças. Depois, meu aluno de inclusão que dias antes na avaliação junto aos técnicos do NAE, afirmei não saber se estava fazeendo a coisa certa, pois não costumo obrigar que ele faça todas as atividades que os demais alunos da turma fazem, e, que isso me preocupava muito sendo que ano que vem ele iria para o 2º ano do EF 9 anos e não acompanharia. Pois bem essa semana ele me surpreendeu e também a todos os coleguinhas, ao me solicitar que contasse quantas vezes ele abriu a boca para falar TARTARUGA, e nem estávamos trabalhando com a palavra em questão, ele estava pintando uma tartaruguinha...
Nunca trabalhei com uma turma de alfabetização, mas estes momentos tem sido muito gratificantes. Trago uma citação de GANDIN, que retrata meu modo de pensar como educadora:
Planejamento é elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar - agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar - revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados (Gandin, 1985, p.22).
Além disso, nosso vídeo sobre os Direitos da Criança, ficou muito bom, quero só ver a carinha dos alunos ao verem e ouvirem a sua voz. Foi um trabalho coletivo, cooperativo onde aprendemos muito um com o outro. Aprendemos adividir, a esperar a sua vez para fzer o desenho no paint, bem como para gravar o áudio.
Um comentário:
Oi Silvana! Que jóia, as aprendizagens estão sendo compartilhadas. Abração!!
Postar um comentário