domingo, 16 de maio de 2010

Teorias & mapas conceituais

Na busca de embasamento teórico, estive revisando minhas postagens aqui no blog, e percebo que falo de experiências que vivenciei em sala de aula, mas não tenho a referência, como por exemplo, a imortância dos mapas conceituais. Tenho construído com meus alunos, quase que diariamente, ao ouvirmos a História da Família Prachedes, registramos no Diário do detetive Waldemar, através de desenhos e algumas palavras chaves, as quais nos permitem reconstruir os passos da história.
Tem sido muito interessante e divertido, e, todos ficam atentos para saber o que a professora está registrando. Ao término de cada capítulo, costumo mostrar os desenhos que registrei, e a turma, vai contando o que conteceu, e ainda, relatando mais detalhadamente cada etapa. Acredito que a construção desses mapas nos remetem a construção de atividades significativas, as quais permitem a interação do aluno com o meio em que ele vive.
De acordo com Freire, antes da palavra o indivíduo lê o mundo e à medida que se lê o interpreta. Portanto, se o educador trabalhar no sentido de ampliar a visão de mundo que os alunos trazem, através da relação dialógica, reorientando as práticas educativas, estará permitindo que esse aluno desenvolva a capacidade de interpretar e transformar. Podemos resolver problemas da educação debatendo todos os problemas da comunidade no entorno, e, através dessas situações significativas chegaremos aos temas geradores, os quais possibilitam compreender criticamente o contexto em que está inserida.

Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Ola,Silvana, é muito bom oque esta realizando, re-vendo as tuas postagens, isto te leva a muitas reflexões econsequentemente a uma tomada de consciencia, significa que estas questionando o que estas escrevendo e refletindo.Te leva a um crescimento na tua aprendizagem, a uma efetiva apropriação do que estas vivenciando.Se precissas de teóricos podemosver isso juntas, marcamos um encontro pelo msn e conversamos sobre isso, o que achas?
Abraços