domingo, 6 de junho de 2010

Dificuldades de Aprendizagem e de Ensino...

Durante o feriado, participei do Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagens e do Ensino, onde tive a oportunidade de assistir várias palestras e debates. Confesso que fiquei surpresa, pois pouco ouvi de diferente das abordagens e vivências que tivemos no PEAD até o presente momento. Dentre elas, destaco a Conferência de Emília Cipriano que com a Temática - O educador, suas emoçõese sua relação com a criança, onde afirmou que o educador precisa aprender a SER diferente. Para haver mudanças é necessário mexer nas suas crenças, haver comunicação (dialogar com o seu SER e de todos os envolvidos no processo... alunos, pais, equipe diretiva, funcionários, técnicos) 

Não podemos esquecer que o educador é um profissional, uma pessoa que constrói identidades e que precisa aprender a ler o seu grupo, bem como ler suas necessidades. Que vivemos num mundo tão sem referências, que nós educadores somos a referência. Que é preciso revermos nossa trajetória!!!

Nesse momento, foi citado TARDIF - Direitos e Deveres dos Professores, onde CIPRIANO, falou da necessidade do educador se libertar das amarras do passado, das marcas do Trabalho Docente & sua escolaridade.  Fiquei pensando ... já vivenciei isso, e, como seria  bom se todos os educadores pudessem fazer esse exercício de reflexão, em reuniões pedagógicas, podendo construir um novo caminho para haverem realmente mudanças significativas na Educação.

Encerrou seu discurso falando sobre a necessidade de Formação Inicial e Continuada, onde haja uma auto formação, ou seja, o próprio educador busque suas necessidades de formação; busque construir aprendizagens significativas, que possam mudar sua postura frente as suas necessidades e/ou dificuldades; elaborar com frequencia mapas conceituais para ressignificar sua ação docente.

Me senti privilegiada, por já estar no caminho certo! Com certeza, ao longo do PEAD, busquei minha autoformação docente, construí aprendizagens significativas que muito me auxiliam na resolução de dificuldades. Nem sempre faço mapas conceituais, mas sempre faço esquemas mais simples que me auxiliam no novo caminho a seguir, revendo o que já fiz, estabelecendo novas prioridades e novos rumos a seguir.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana! Que as aprendizagens já construidas sejam esteio para novas construções! Abração!