sexta-feira, 10 de abril de 2009

Aprendizagem contruída e não concluída


"O mundo do objeto fornece o conteúdo (assimilação), o mundo do sujeito cria novas formas (acomodação), a partir das formas dadas (reflexos) na bagagem hereditária. Posteriormente, as próprias formas, construídas por este processo de abstração reflexionante, transformam-se em conteúdos a partir de cuja assimilação constroem-se novas e mais poderosas formas. É a ação do sujeito que constrói este novo e fascinante mundo: o mundo do conhecimento – como forma e como conteúdo (BECKER, 2001a, p. 20)."



Pensando no meu relato de aprendizagem na Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sobre o Enfoque da Psicologia II, e de acordo com a citação acima, passei por todas estas fases no decorrer do processo.
O mundo que recebi ao assumir a nova função na Secretaria de Educação me forneceu diversos conteúdos (rascunhos de projetos), diversas fontes de pesquisas, as quais eu consegui assimilar. Através do estudo das mesmas, criei novas formas, ou seja, busquei opiniões dos colegas e novas fontes de consulta e de aprendizagem com a finalidade de acomodá-las.
Conforme BECKER, 2001a, estas formas dadas são reflexos na bagagem hereditária, construídas pelo processo de assimilação que se transformam em conteúdos. Poderia resumidamente afirmar que com minha ação, minha iniciativa de busca por outras formas de aprendizagem, eu construí novos conhecimentos, o chamado mundo do conhecimento.
E, ainda, esse mundo de conhecimento está em constante formação ...

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, ótima postagem! Integras muito bem as tuas reflexões pessoais e tuas vivências com a proposta teórica. Abração, Sibicca