O vídeo abaixo foi feito na escola onde trabalho, na semana passada quando uma família indígena, representada por uma Índia, seu filho e duas netas foram conversar com os alunos. São Caigangues e vivem na Reserva Nonoai, estavam de passagem em Sapiranga, vendendo seus artesanatos.
Não foi exatamente uma palestra, mas as crianças reunidas em dois grupos distintos, 4ª a 8ª série e Educação Infantil, 1º e 2º ano, fizeram perguntas de acordo com suas curiosidades, e é claro sob orientação das porfessoras. Atualmente, na reserva, existem várias aldeias, representadas por diversos povos, há uma miscigenação marcante, índios casados com brancos, com negros, diversas religiões, mas no que se refere aos chás e ervas, continuam utilizando-os na cura de doenças, bem como ainda caçam tatus, veados e vivem da pesca e agricultura.
Surgiram perguntas diversas, mas percebi a influência da mídia na cultura dos índios, bem como na nossa. Assistam o vídeo e comprovem como a "novelas das índias" na Rede Globo, já chegou entre os índios caigangues...
4 comentários:
Muito interessante as postagens dos vídeos, me chamou a atenção pois estou trabalhando com meus alunos sobre os índios kaingangs, visto serem deste grupo indígena os vestígios encontrados nas terras de Sapiranga dos considerados "primeiros habitantes"e conversando com meus alunos surgiu a questão de como eles vivem hoje e da influência da cultura "branca" e da mídia. Parabéns pela postagem!
Obrigada Pati, se quiseres tenho eles salvos no meu PEN DRIVE, podes utilizá-los com tua turma, ok?
Oi Silvana, que trabalho bonito! Seria interessante que aproveitasse essa postagem para fazer uma interlocução com o que vocês estão lendo e discutindo na interdisciplina. Abração, Sibicca
oi Simone, fiz uma certa interlocução, pois nessa postagem constam temas do debate do fórum de questões étnico-raciais.
Abraço
Postar um comentário