sábado, 25 de setembro de 2010

Memórias ...

Li algumas postagens do meu portfólio de aprendizagens, referentes ao Eixo III e destaco a capacidade de ouvir histórias como uma das principais nas aprendizagens de âmbito pessoal e profissional. Possibilitou um resgate de lembranças da infância, de pessoas que já se foram e deixaram suas marcas registradas, através de seus exemplos, no que se refere a educação. Talvez nem faziam idéia da importância de seus atos, mas sem dúvidas foram de extrema importância pedagógica e pessoal na minha caminhada como educadora.

Foi um semestre bem complicado, muitas Interdisciplinas, todas com práticas a serem realizadas e eu sem turma, sendo bem difícil chegar ao final do mesmo. Sem dúvidas foi um grande aprendizado, tanto que rtornei a sala de aula no semestre seguinte.

Num determinado ponto do semestre, trouxe para a discussão a questão dos projetos de trabalho, de como penso que o currículo possa ser organizado nessa proposta de trabalhos por projetos:

Costumamos em nossa prática pedagógica adaptar os projetos aos currículos que já estão pré-estabelecidos. Os currículos deveriam ser organizados por temas transversais, onde os conteúdos fossem trabalhados de acordo com a realidade da turma e comunidade em que ela está inserida. Deveriam estar mais voltados para Ética e Cidadania, do que para as outras áreas do conhecimento. Dessa forma, o professor se preocuparia mais em formar bons leitores, conhecedores de seus direitos e deveres.

Também a necessidade de inovar segundo as idéias de Miguel Arroyo, postei em uma atividade de EPPC que, "Nesses últimos anos, apesar de ter trabalhado em apenas uma escola, passei por muitos processos de mudança no âmbito escolar. O autor tem razão ao dizer que quando renovamos métodos e currículos a categoria não se sente tão tocada comoquando “tentamos” inovar as lógicas e as estruturas do sistema escolar, pois afeta principalmente as relações de trabalho, a relação com os colegas, com a direção e diria que reflete diretamente na relação com os educandos."

Sem nos darmos conta apesar de duvidarmos do sistema vigente, acabamos reproduzindo as velhas seguranças e lógicas seletivas e conteudistas.



Abraços

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana! Certamente o movimento de tomada de consciência dessa reprodução já nos movimenta em direção à novas práticas. Abração!!