sábado, 11 de setembro de 2010

1º post! Aprendizagens ou Evidências???

Comecei  hoje a reler as postagens do meu portfólio de aprendizagens no intuito de refletir sobre o histórico de minhas aprendizagens no decorrer dos semestres cursados até então. Como faço parte da segunda turma de cursistas (2007/01) posso afirmar que não fiz o Eixo I da maneira convencional, ou seja, iniciei no Eixo II sempre cursando uma Interdisciplina a mais, referente ao 1º semestre.

Foi bastante difícil o início do curso, muitas habilidades a serem desenvolvidas e obstáculos a serem superados. Lembro que só sabia utilizar o word para digitar textos e raramente enviava e-mails, com bastante insegurança. No blog coletivo destaquei meus pavores, brigas e superações, com imagens bem significativas. Foram os primeiros gifs que utilizei e minha primeira postagem no blog da turma, pois ainda não tínhamos o nosso.


Em poucos meses já tinha meu wiki, sabia inserir links, imagens, participar de fóruns ... enfim, tinha plena convicção de que para continuar no PEAD, o primordial era estabelecer tarefas prioritárias, planejando bem o tempo, onde eu era a responsável pela busca do conhecimento e não apenas cumprir tarefas e prazos.

Nesse sentido destaco a postagem referente a responsabilidade necessária para a caminhada no decorrer do PEAD, em 2007/02, início do Eixo III. Acredito que ao aprendemos a buscar evidências e argumentar sobre nossas aprendizagens constituídas, esse espaço - PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS, começou a fazer sentido ou pelo menos deveria. asssim tudo seria mais fácil e menos trabalhoso no decorrer do curso.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana!!

Podemos pensar, bem ao gosto piagetiano, que somente agindo sobre esse espaço, ou seja, postando, fomos construindo o significado e a importância do mesmo para a construção de nossas aprendizagens.

Abração!!