sábado, 25 de setembro de 2010

Memórias ...

Li algumas postagens do meu portfólio de aprendizagens, referentes ao Eixo III e destaco a capacidade de ouvir histórias como uma das principais nas aprendizagens de âmbito pessoal e profissional. Possibilitou um resgate de lembranças da infância, de pessoas que já se foram e deixaram suas marcas registradas, através de seus exemplos, no que se refere a educação. Talvez nem faziam idéia da importância de seus atos, mas sem dúvidas foram de extrema importância pedagógica e pessoal na minha caminhada como educadora.

Foi um semestre bem complicado, muitas Interdisciplinas, todas com práticas a serem realizadas e eu sem turma, sendo bem difícil chegar ao final do mesmo. Sem dúvidas foi um grande aprendizado, tanto que rtornei a sala de aula no semestre seguinte.

Num determinado ponto do semestre, trouxe para a discussão a questão dos projetos de trabalho, de como penso que o currículo possa ser organizado nessa proposta de trabalhos por projetos:

Costumamos em nossa prática pedagógica adaptar os projetos aos currículos que já estão pré-estabelecidos. Os currículos deveriam ser organizados por temas transversais, onde os conteúdos fossem trabalhados de acordo com a realidade da turma e comunidade em que ela está inserida. Deveriam estar mais voltados para Ética e Cidadania, do que para as outras áreas do conhecimento. Dessa forma, o professor se preocuparia mais em formar bons leitores, conhecedores de seus direitos e deveres.

Também a necessidade de inovar segundo as idéias de Miguel Arroyo, postei em uma atividade de EPPC que, "Nesses últimos anos, apesar de ter trabalhado em apenas uma escola, passei por muitos processos de mudança no âmbito escolar. O autor tem razão ao dizer que quando renovamos métodos e currículos a categoria não se sente tão tocada comoquando “tentamos” inovar as lógicas e as estruturas do sistema escolar, pois afeta principalmente as relações de trabalho, a relação com os colegas, com a direção e diria que reflete diretamente na relação com os educandos."

Sem nos darmos conta apesar de duvidarmos do sistema vigente, acabamos reproduzindo as velhas seguranças e lógicas seletivas e conteudistas.



Abraços

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nunca desista

Nunca desista, esse foi o título da minha primeira postagem, em abril de 2007, no meu blog.
Pôxa! Uma mensagem reflexiva bem significativa, mas sinceramente não lembrava mais da mensagem, nem do blog. O coletivo sim, mas esse primeiro blog, não!


Destaco essa parte para reflexão:


Existe o desânimo
é a pior coisa que há...
A estrada é longa
não desista de chegar...



Se voltarmos o pensamento lá para o início dessa caminhada ... quantos foram os momentos de desânimo. Sem a dúvidas a estrada foi longa, muitas dificuldades, perdas... enfim, não desisti de chegar.


Esse blog foi utilizado para realizarmos uma teia de conhecimento. Muito trabalho, muitas leituras semanais em busca de postagens de acordo com o tema proposto. Sem dúvidas uma atividade interessantísssima, muito rica.
Além das postagens tinhamos de comentar postagens das colegas, e, lendo os comentários das minhas postagens, percebi que as mais comentadas foram as mensagens reflexivas. 


Encerro, relembrando os versos de Cora Coralina:


"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.

Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."

sábado, 11 de setembro de 2010

1º post! Aprendizagens ou Evidências???

Comecei  hoje a reler as postagens do meu portfólio de aprendizagens no intuito de refletir sobre o histórico de minhas aprendizagens no decorrer dos semestres cursados até então. Como faço parte da segunda turma de cursistas (2007/01) posso afirmar que não fiz o Eixo I da maneira convencional, ou seja, iniciei no Eixo II sempre cursando uma Interdisciplina a mais, referente ao 1º semestre.

Foi bastante difícil o início do curso, muitas habilidades a serem desenvolvidas e obstáculos a serem superados. Lembro que só sabia utilizar o word para digitar textos e raramente enviava e-mails, com bastante insegurança. No blog coletivo destaquei meus pavores, brigas e superações, com imagens bem significativas. Foram os primeiros gifs que utilizei e minha primeira postagem no blog da turma, pois ainda não tínhamos o nosso.


Em poucos meses já tinha meu wiki, sabia inserir links, imagens, participar de fóruns ... enfim, tinha plena convicção de que para continuar no PEAD, o primordial era estabelecer tarefas prioritárias, planejando bem o tempo, onde eu era a responsável pela busca do conhecimento e não apenas cumprir tarefas e prazos.

Nesse sentido destaco a postagem referente a responsabilidade necessária para a caminhada no decorrer do PEAD, em 2007/02, início do Eixo III. Acredito que ao aprendemos a buscar evidências e argumentar sobre nossas aprendizagens constituídas, esse espaço - PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS, começou a fazer sentido ou pelo menos deveria. asssim tudo seria mais fácil e menos trabalhoso no decorrer do curso.