domingo, 27 de junho de 2010

Muito difícil decidir ?!?

Estou formatando meu Projeto de Estágio, para dar continuidade ao relatório final ... acredito que ir eliminando tarefas, refazendo e reorganizando o que não foi bem feito ou talvez, feito "as pressas", seja o melhor caminho.

Assim, estou conseguindo reorganizar minhas idéias e cumprir as tarefas finais desse semestre.

Mas, a mais difícil é definir questões a serem investigadas no Trabalho de Conclusão!

No meu esboço de arquitetura pedagógica falei nas brincadeiras de faz-de-conta.

De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação. Para este autor, “a situação imaginária de qualquer forma de brinquedo já contém regras de comportamento, embora possa não ser um jogo com regras formais estabelecidas a priori. A criança imagina-se como mãe da boneca e a boneca como criança e, dessa forma, deve obedecer às regras do comportamento maternal” (VYGOTSKY, 1998:124).


Talvez seja um caminho a ser investigado:

  • Como a crinaça desenvolve sua imagiação criadora através de uma brincadeira lúdica de faz-de-conta?

Nenhum comentário: