Assim, estou conseguindo reorganizar minhas idéias e cumprir as tarefas finais desse semestre.
Mas, a mais difícil é definir questões a serem investigadas no Trabalho de Conclusão!
No meu esboço de arquitetura pedagógica falei nas brincadeiras de faz-de-conta.
De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação. Para este autor, “a situação imaginária de qualquer forma de brinquedo já contém regras de comportamento, embora possa não ser um jogo com regras formais estabelecidas a priori. A criança imagina-se como mãe da boneca e a boneca como criança e, dessa forma, deve obedecer às regras do comportamento maternal” (VYGOTSKY, 1998:124).
Talvez seja um caminho a ser investigado:
- Como a crinaça desenvolve sua imagiação criadora através de uma brincadeira lúdica de faz-de-conta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário