quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ciclones tropicais



Podemos dizer que ciclones tropicais são sistemas de ar de baixa pressão que se formam sobre os mares dos trópicos. Quando dizemos que uma área é de baixa pressão atmosférica, queremos dizer que ali o ar faz menos força sobre a Terra (e sobre a gente) do que na região vizinha. Áreas de baixa pressão atraem ventos, que sopram para dentro dela tentando equilibrar a força que o ar faz sobre aquele trecho da superfície.




De acordo com a velocidade dos ventos podem ser chamdos de:



  • Depressão tropical - quando os ventos de um ciclone tropical não superam os 60 km/h

  • Tempestade tropical - quando os ventos giram entre 61 km/h e 116 km/h

  • Furacões ou Tufões - quando seus ventos ultrapassam os 120 km/h.
    retiram sua energia do ar úmido e quente localizado acima dos mares tropicais e têm seus ventos mais fortes próximos à superfície.


Extratropicais, também são sistemas de ar de baixa pressão, só que, ao contrário dos ciclones tropicais, retiram sua energia das diferenças de temperatura entre as várias camadas da atmosfera. Seus ventos são mais fortes e próximos da tropopausa, camada da atmosfera a mais ou menos 12 km da superfície.



Os ciclones subtropicais têm características tanto dos ciclones tropicais como dos extratropicais, podem ser chamados de:



  • depressões subtropicais – quando seus ventos são menores que 60 km/h
  • tempestades subtropicais – quando seus ventos são iguais ou maiores que 60 km/h.

Outro fenômeno climático, geralmente associado a céu limpo e temperaturas amenas é chamado pelos metereologistas de anticiclone. São áreas de alta pressão atmosférica, ou seja, áreas onde o ar faz muita força sobre a superfície da Terra. Estas áreas expulsam ventos, dificultando o processo necessário para a formação de nuvens e chuvas.

Nenhum comentário: