domingo, 25 de novembro de 2007

Projeto de Trabalho ...

Segundo a concepção de Fernado Hernandez, nem tudo que parece é um um projeto de
trabalho ... Não é uma metodologia, nem uma seqüência de passos. É uma maneira diferente de organizar a escola, objetivando resgatar o desejo de aprender, portanto não podemos negar aos nossos alunos a possibilidade de aprender. As salas de aula devem representar um espaço vivo de continua transformação, onde a pesquisa fica aparente. Espaço para livros, trabalhos, recortes...Aprendemos melhor se há uma necessidade de pesquisa. Para pesquisar deve haver um problema.

E, por fim, lembramos que Miriam Celeste Martins (1998, p 166) também alerta sobre a necessidade de estabelecermos três momentos importantes nos projetos de trabalho:
  • 1º momento - AVALIAÇÃO INICIAL
  • 2º momento - ENCAMINHAMENTOS DE AÇÕES
  • 3º momento - SISTEMATIZAÇÕES

Costumo incentivar a pesquisa em meus projetos de trabalho de um modo geral, mas confesso que nunca levei em conta esses 3 momentos alertados pela autora. Parto do que os alunos já sabem, questionamento sobre o tema com pais, vizinhos e comunidade em geral, onde automaticamente as ações já estão encaminhadas, dando significado a atividade do assunto pesquisado. Algumas vezes, até faço uma espécie de sistematização e/ou síntese, revisando o que foi estudado no projeto.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, interessante que trouxeste para a discussão a questão dos projetos de trabalho. Para integrarmos mais ainda os conceitos trabalhados, como pensas que o currículo pode ser organizado nessa proposta de trabalhos por projetos? Abração, Sibicca.

Silvana disse...

Bom Simone, boa pergunta!!!
Na verdade, os projetos é que sempre são adaptados aos currículos que já estão pré-estabelecidos. Penso que os currículos deveriam ser organizados por temas transversais, onde os conteúdos fossem trabalhados de acordo com a realidade da turma e comunidade em que ela está inserida.Deveriam estar mais voltados para Ética e Cidadania, do que para as outras áreas do conhecimento. Dessa forma, o professor se preocuparia mais em formar bons leitores, conhecedores de seus direitos e deveres.Abração
Silvana