sábado, 3 de novembro de 2007

Cultura Visual

Eu particularmente, adoro imagens, tenho uma caixa com várias, costumo utilizar em confecções de painéis diversos, de acordo com a temática em questão. Trabalhei com meus alunos de 2ª série, os diferentes tipos de moradias, onde inicialmente partimos de um texto, separando as ações, personagens e ambientes. No final, através de dobraduras e colagens surgiu uma verdadeira favela, com diferentes tipos de casas, de diferentes cores e tamanhos. A partir dessa atividade, formamos três painéis, colecionando imagens de moradias do passado, presente e imaginando como seriam no futuro não muito distante (daqui a dez anos mais ou menos).
Foi muito legal, pois surgiram vários debates, apesar de ser uma 2ª série, comentaram que na Vila Operária, os tipos de moradias são bastante diferenciados, mas sempre continuarão a existir casebres, casas populares e sobrados, chácaras. O que mais mudou na comunidade foram as cores das casas, hoje estão mais coloridas, porque está na moda!
Também se pode trabalhar com a observação da obra Ritzeletas, de Flavio Scholles, que são o retrato de Loteamentos com pouca infra-estrutura, na verdade, casas de pouquíssimos metros quadrados, geralmente de madeira, que eram pagas em longo prazo. Foi um plano emergencial, criado per um prefeito de Novo Hamburgo, chamado Eugênio Nelson Ritzel. Ritzeletas lembram Brizoletas, pequenas escolas construídas por Leonel de Moura Brizola, quando governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: