domingo, 25 de novembro de 2007

Inovar é preciso...

Lendo os comentários sobre o filme Escola da Vida sobre o tipo de escola que era tradicional e estavam buscando uma escola inovadora, concordei plenamente e pude constatar que esta é uma realidade na escola hoje, onde os professores se acomodaram, poucos ousam mudar e/ou muitas vezes reclamar é mais fácil! Pensando nisso, lembrei-me do que havia postado na atividade 4, segundo as idéias de Miguel Arroyo:
"Nesses últimos anos, apesar de ter trabalhado em apenas uma escola, passei por muitos processos de mudança no âmbito escolar. O autor tem razão ao dizer que quando renovamos métodos e currículos a categoria não se sente tão tocada como quando "tentamos" inovar as lógicas e as estruturas do sistema escolar, pois afeta principalmente as relações de trabalho, a relação com os colegas, com a direção e diria que reflete diretamente na relação com os educandos.
Na verdade, essas mudanças, na aceleração do fluxo, na correção das defasagens, idade, série, na introdução de conteúdos de atualidade, também fazem parte das nossas vivências na comunidade escolar. Sem nos darmos conta apesar de duvidarmos do sistema vigente, acabamos reproduzindo as velhas seguranças e lógicas seletivas e conteudistas.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvana, muito importante essas reflexões que trouxeste nesta postagem. Penso ser necessário estarmos constantemente pensando sobre o quando reproduzimos e o quanto inovamos no sistema educacional. Abração, Sibicca