domingo, 25 de abril de 2010

semana difícil ...

Nesta semana, pensei que tudo se definiria, no que se refere a investigação a ser feita pelos meus Detetives, os  D-111. Mas sinto que seria mais fácil se tivesse alunos maiores para utilizar as tecnologias e trabalhar com PA, como nos foi sugerido. Confesso que estou exasta! Se tivesse boas condições financeiras trabalharia somente 22 horas, tendo tempo disponível para minha família e meu estágio, o qual deveria ser prioridade...

Mas... não podemos fazer o quê e quando queremos!

Então, novamente sinto que estou redirecionando minha arquitetura pedagógica. Não consegui listar coisas boas que poderíamos fazer para auxiliar a comunidade, e como além de tudo que surge e nos é cobrado enquanto professores pela escola e pelo município, preciso trabalhar sobre a Dengue e a gripe, que já está ameaçando a comunidade escolar e os cuidados com a higiene necessários.

Assim sendo, a batalha continua, vamos lá! Amanhã inicia-se a terceira semana...

Vou utilizar outros recursos, como uma TV Didática, um vídeo produzido pela turma, e na informática utilizar o paint, já que ainda estamos sem internet. Também buscarei envolver aos familiares em pesquisas, entrevistas e se o tempo se firmar e ajudar, para a 4ª semana faremos visitas nas residências.

Decidimos não levar o detetive na Feira do Livro, consegui o contato com a Dinorah Araújo através da Celi. Preciso me organizar para encaminhar os trabalhos dos meus alunos. Penso que poderei utilizar a Internet e visitar a página da Biblió para que os alunos tenham essa vivência e saber que podemos postar nossos trabalhos na internet...


Até mais...

domingo, 18 de abril de 2010

Próxima semana

Pois bem, a primeira semana se passou, já tive a Celi como supervisora, aqui em Sapiranga no projeto do Instituto Ayrton Senna, com uma turma de Aceleração de Aprendizagem, o Acelera Brasil! Pelos seus comentários estou no caminho certo, e, pelo que recordo, é uma marca registrada dela sempre trazer sugestões de atividades que possam melhorar ainda mais nossa prática pedagógica.
Para essa semana, estou contemplando em meu planejamento o Dia do Índio, onde sem dúvidas vou trabalhar não sou a leitura e escrita, mas as questões étnico-raciais presentes na Interdisciplina de Educação Étnico-Racial, os tipos de moradia, lições de cidadania, com os Direitos das Crianças, e nossa Visitação à 18ª Feira do Livro, onde teremos atividades ainda mais significativas para a construção da leitura, gostar de poesias e conhecer autores ilustres, bem como nossso autores locais, entre eles o Seu Jairo Brum, motorista da rede, muito conhecido pelas crianças.
Preciso pesquisar as bibliografias referentes a construção da leitura e da escrita, da matemática e de outras áreas da matemática constantes nos meus planejamentos. Penso em criar uma nova página para postar um fichamento, onde já constarão citações e comentários que realizei no decorrer do curso e que possam ser aprofundados nesse semestre e no próximo.
Também, buscar a página na internet onde a Biblió, interpretada por Dinorah Araújo, que apresenta poemas, lindos, da autoria de Carlos Urbim e que estará na Feira do Livro tem e convida crianças a escreverem e mandarem os seus poemas. Essa sugestão foi da Celi, adorei e vou correr atrás.
Iniciaremos a semana com a Hora dos valores e nosso amigo Detetive Waldemar, relatado no 2º esboço que fiz da arquitetura pedagógica, penso inclusive na possibilidade de levá-lo, juntamente com seu Diário de Campo para a Feira do Livro.

Abraços
Silv@n@

sábado, 10 de abril de 2010

exaustão & alívio

Estou exausta, pois passei o dia em frente ao PC, trabalhando na Carta de Intenções para o estágio ... mas, valeu a pena! Posso dormir mais tranquila!
Consegui me organizar, criando várias páginas linkadas no sidebar, onde posso continuar complementando as informações e os planejamentos, sendo que o inicial, ou seja, o planejamento da 1ª semana, está incompleto, pois nem tive tempo de conversar com o Professor de Filosofia e os demais que também trabalham com minha turma. Fiz o melhor que pude ... e me pergunto:

Onde e quando encaixo a arquitetura pedagógica? Falei em brincar de detetive, mas quando? a Feira do Livro já está aí! Já tinha me programado para confecção de um painel coletivo com as poesias de Pedro Bandeira, bem como uma construção de linha de tempo, reconstruindo e contruindo alguns pontos da vida dos alunos, baseados nas poesias do livro Por enquanto eu sou pequeno. Não posso por tudo isso numa caixinha somente porque estou em estágio!

Então, vou criar uma página para postar fotos, vídeos e outros registros das atividades desenvolvidas para que não perca nehum detalhe do que foi feito. Por exemplo, a dinâmica dos medinhos ... posso registrar com áudio e/ou vídeo... Para a próxima semana tem Dia do Índio, a necessidade de trabalhar a data e realizar atividades referentes a fim de atingir o objetivo proposto:
· Resgatar a cultura indígena, identificando seu legado e respectivamente o nosso respeito as suas tradições;

Xiiiii! Que trabalhão para tão pouco tempo!

Até mais

domingo, 4 de abril de 2010

Ansiedade D+


Mais uma semana se passou e tenho a impressão de não estar fazendo tudo que deveria! Sei lá! Um sentimento estranho invade meu ser, sinto falta da Sibbica (querida) que semanalmente comentva minhas postagens, me auxiliando e me levando a refletir sobre outros pontos de vista ...
Valeu Simone!!!


Então, fiz um esboço inicial de arquitetura pedagógica, e agora???

Espero o encontro presencial para saber o que mais fazer???

Já modifico o que quero, em uma nova página???

Parece que ando em círculos feito barata tonta!

Nessa semana levei meu note na sala de aula, assistimos um vídeo do Zuzubalândia sobre o real significado da Páscoa, foi muito divertido e tranquilo. Penso que poderei levá-lo mais vezes, sendo que minha turminha é pequena, e, nos horários de Educação Física e de Filosofia, proporcionar momentos em que os próprios alunos postem imagens e ajudá-los a digitar comentários sobre as atividades desenvolvidas. Também a câmera digital e o mp³ serão meus aliados, pois posso gravar vídeo e audio com entrevistas e depoimentos sobre o caso a ser investigado...

Abraços, Silvana

Bo@ P@sco@