Estive revendo minhas postagens referentes ao Estágio Supervisionado. Fui descrevendo minha trajetória em sala de aula, sempre fazendo o exercício de planejar, refletir e traçar novos caminhos a partir das reflexões realizandas, sempre partindo do que foi feito e o que ainda poderia fazer. Também busquei rever o modelo de arquitetura pedagógica traçado para buscar ações possíveis.
Destaquei as dificuldades encontradas para definir questões a serem investigadas no TCC. Interessante que a questão que trouxe naquele momento não tem nada a ver com o trabalho desenvolvido nesse semestre.
Questão Inicial:
Como a crinaça desenvolve sua imagiação criadora através de uma brincadeira lúdica de faz-de-conta?
Questão TCC:
O uso de tecnologias em sala de aula - uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?
Talvez se justifique porque no final do estágio, não sabia ainda como seria desenvolvido o TCC, e, tenha manifestado interesse em questões relacionadas de forma mais direta ao meu trabalho com 1ºano, trazendo apontamentos referentes ao faz-de-conta e a imaginação criadora.
Já no início do Eixo IX, mais dificuldades encontradas, mas solucionadas com uma certa urgência para que o TCC tomasse rumo ... rsrs... ou seja, definimos focos de investigação apontados no estágio. A partir disso, a questão inicial se foi. Lembro que defini 3 focos a serem investigados:
Pedagogia Freinet
O uso de tecnologias em sala de aula
Trabalho cooperativo
Assim, tudo tomou forma... e parecia fazer sentido. Como faria um TCC sem falar em tecnologias? Como aluna do PEAD, um curso onde a aprendizagem central foram as tecnologias interligadas em todas as áreas, seria muito superficial falar somente em pedagogia.
Abraços