segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Branco total

Chegando ao final do último semestre do PEAD, novamente o cansaço toma conta do meu ser e com ele a falta de ideias, tão bem descrita na postagem realizada no final do estágio... Na verdade não é só o cansaço mas uma série de fatores que levam ao esgotamento físico e mental ocasionando um branco total.


Muita angústia  somada ao desejo de chegar a etapa final, mas nunca estamos prontos, sempre faltam tarefas a serem executadas e/ou pensamentos a serem refletidos e refeitos.

Em outra postagem do portfólio também falo sobre o final do estágio, das preocupações e necessidade de auto reflexão sobre o caminho percorrido para seguir em frente. Em destaque o comentário da Sibbica que muito me auxilia e orienta, fazendo com que eu não perca o rumo:

Agora é organizar o que foi realizado e buscar nisso inspiração para ir além;
Abração!!
13 de junho de 2010 15:01

Novamente está sendo difícil de refletir e continuar fazendo postagens referentes aos Eixos, sendo que as próximas farei sobre o TCC e as difiuldades encontradas...

Abraço

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Revendo Eixo VIII

Estive revendo minhas postagens referentes ao Estágio Supervisionado. Fui descrevendo minha trajetória em sala de aula, sempre fazendo o exercício de planejar, refletir e traçar novos caminhos a partir das reflexões realizandas, sempre partindo do que foi feito e o que ainda poderia fazer. Também busquei rever o modelo de arquitetura pedagógica traçado para buscar ações possíveis.

Destaquei as dificuldades encontradas para definir questões a serem investigadas no TCC. Interessante que a questão que trouxe naquele momento não tem nada a ver com o trabalho desenvolvido nesse semestre.

Questão Inicial:

Como a crinaça desenvolve sua imagiação criadora através de uma brincadeira lúdica de faz-de-conta?

Questão TCC:

O uso de tecnologias em sala de aula - uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?


Talvez se justifique porque no final do estágio, não sabia ainda como seria desenvolvido o TCC, e, tenha manifestado interesse em questões relacionadas de forma mais direta ao meu trabalho com 1ºano, trazendo apontamentos referentes ao faz-de-conta e a imaginação criadora.

Já no início do Eixo IX, mais dificuldades encontradas, mas solucionadas com uma certa urgência para que o TCC tomasse rumo ... rsrs... ou seja, definimos focos de investigação apontados no estágio. A partir disso, a questão inicial se foi. Lembro que defini 3 focos a serem investigados:
  1. Pedagogia Freinet
  2. O uso de tecnologias em sala de aula
  3. Trabalho cooperativo
Assim, tudo tomou forma... e parecia fazer sentido. Como faria um TCC sem falar em tecnologias? Como aluna do PEAD, um curso onde a aprendizagem central foram as tecnologias interligadas em todas as áreas, seria muito superficial falar somente em pedagogia.

Abraços

domingo, 14 de novembro de 2010

Postagens + releventes - EIXO VII

Estive revendo as postagens referentes ao Eixo VII, e não tive dúvidas em escolher as mais relevantes, ou seja, as que mais me trouxeram evidências de aprendizagens: Ser um aluno EAD e Teorias em Ação.

Já havia destacado o perfil do aluno EAD e as habilidades e competências desenvolvidas, e agora no final do último semestre do curso posso afirmar que fazer um Trabalho de Conclusão de Curso com pouquíssimos encontros presenciais não foi tarefa fácil! Muitos desafios a serem vencidos e decifrados sem ter um professor por perto. Acredito quepara um aluno de curso presencial nessa etapa final, deva ser menos angustiante. Nesse momento foi onde senti necessidade de uma relação mais direta com o professor orientador, me senti mais dependente da opinião de um superior. Claro que fiz o que tinha de ser feito em tempo hábil, mas muitas foram as vezes que queria continuar mas tinha de aguardar os comentários para poder prosseguir.
Confesso que fiquei surpresa com o comentário do professor orientador sobre a 1ª versão completa do meu TCC, onde afirmou não haver modificações a serem feitas... minhas maiores dúvidas sempre foram sobre como fazer as citações e referências.

Também sobre a postagem Teorias em Ação, destaquei a forma interligada dos conceitos e teóricos trabalhados, sob a luz de Paulo Freire. Lembro que embasei meu Workshop 2009/02 com esta postagem, pois permitiu fazer uma revisão do semestre  de forma interligada, fazendo sentido as atividades de Seminário Integrador ao termos de realizar postagens semanis no PORTFÓLIO de Aprendizagens.


Neste momento devo afirmar que busquei seguir as orientações do orientador do TCC, buscando um teórico para não correr o risco de desfazer o caminho percorrido até então, pois muitos teóricos se contrapõe. Porém, esta postagem evidencia que podemos sim, buscar vários teóricos que defendem as mesmas idéias metodológicas, cada um a sua maneira, e ainda, muitas vezes suas idéias se complementam.

Abraços

sábado, 6 de novembro de 2010

Interdisciplinas?

Ao desenvolver as últimas atividades referentes ao Eixo VI, em novembro de 2009, percebi o quanto faz sentido a denominação Interdisciplinas, pois além das disciplinas estarem  interligadas, se complementam.

Finalizei trazendo uma citação de Veiga Neto que mostra o caminho do professor observador, que se preocupa em ampliar a visão de mundo dos envolvidos no processo ensino aprendizagem, numa relação dialógica e numa prática inovadora e libertadora, permitindo levando o indivíduo à auto-reflexão, engrandecendo-o e tornando-o um ser melhor.

“Muito mais interessante e produtivo é perguntarmos e examinarmos como as coisas funcionam e acontecem e ensaiarmos alternativas para que elas venham a funcionar e acontecer de outras maneiras” (VEIGA-NETO, 2003, p. 22).

Acredito que seja mais uma das características facilitadoras do curso e um dos conceitos a serem acrescentados no mapa conceitual...

abração
Sil