De acordo com o roteiro para a análise dos planos de aula, referentes ao módulo7 da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, devemos ler todo o nosso plano para um dia de trabalho, prestando a atenção para verificar se a justificativa, os objetivos estão de acordo com o as atividades propostas, e ainda, se o desenvolvimento de cada uma das atividades estão claros. Ainda faz-se necessário observar se as atividades possuem um encadeamento no qual uma oferece suporte para complementar à outra e se o plano está focado no ensino da língua materna.
Obviamente que não fazemos estas reflexões diariamente, mas realizamos outros
questionamentos como educadores responsáveis, como agentes transformadores:
- O que vamos fazer?
- Para quê?
- Como?
No dia seguinte é imprescindível uma auto-análise verificando
o que pode ser substituído e/ou complementado.
Um comentário:
Oi Silvana!! Muito legal esse teu tópico. Interessante pensar também sobre o teu planejamento "antes" e "depois" dessa atividade. O que já fazias? O que refletiste que é importante incluir no teu planejamento? Abração!!
Postar um comentário