“Aprendemos através da experiência, e ninguém ensina nada a ninguém. Isto é válido tanto para a criança que se movimenta inicialmente chutando o ar, engatinhando e depois andando, como para o cientista com suas equações. Se o ambiente permitir, pode-se aprender qualquer coisa, e se o indivíduo permitir, o ambiente lhe ensinará tudo o que ele tem para lhe ensinar.” Essa citação foi retirada do texto Improvisação para teatro, de Viola Spolin, onde fica bem evidente que todas as pessoas são capazes de aprender, desde que o ambiente permita, bem como o próprio indivíduo.
2 comentários:
Oi Silvana, interessante essa citação que trouxeste, pois ela nos põe a pensar sobre a importância do meio e do sujeito para a construção da aprendizagem. Relembrando as teorias de aprendizagens estudadas em Psicologia (Behaviorismo, Gestalt, Construtivismo e Psicanálise) com qual delas tu achas que essa idéia expressa na citação se aproxima? Abração, Sibicca
Oi Simone,
A aprendizagem experimentada, nessa citação, se a proxima mais da Gestalt,pois nela se entende que o processo perceptivo não depende do estímulo propriamente dito, mas o que e como o indivíduo percebe,ou seja ele quer aprender e o meio que ele se encontra também propicia a aprendizagem, ok?
Abração, Silvana
Postar um comentário