Ao chegar na etapa final do PEAD, analisando todas as atividades propostas e desenvolvidas nesse espaço considero de extrema importância para acompanhar e registrar o processo contínuo de aprendizagens. Podemos considerá-lo um recurso valioso onde o próprio aluno assume um compromisso direto com sua própria aprendizagem, sendo um sujeito ativo na busca de conhecimentos, permitindo um melhor aproveitamento, além de um novo sentido a pratica docente, conforme o pensamento abaixo presente na página inicial do meu Portfólio.
"Quando a educação é construída pelo sujeito da aprendizagem, no cenário escolar prevalecem a ressignificação dos sujeitos, novas coreografias, novas formas de comunicação e a construção de novas habilidades, caracterizando competências e atitudes significativas."
Acredito que ao se trabalhar com alunos de Ensino Fundamentaades e Médio, onde haja possibilidade de se usar o laboratório de Informática com frequencia, seja um ótimo meio de avaliação e auto-avaliação, sempre possibilitando a troca de saberes, construção de novas habilidades e competências num trabalho cooperativo e colaborativo.
Conforme postagem do blog referente a ser um aluno EAD, aprendemos a buscar informações no curso sem o auxílio do professor, e isso se estende ao campo profissional e pessoal, onde muitas vezes as pessoas de nossas relações não possuem, ou não sabem informar e somos constantemente desafiados a buscá-las, navegando em sites, explorando-os e analisando as informações coletadas.
Ao final desse Curso de Pedagogia - PEAD, fico um tanto preocupada, pois hoje me considero muito crítica e exigente com as pessoas que me cercam. Não consigo entender como as pessoas conseguem parar no tempo sem buscar aprender o que ainda não sabem...
Pôxa! As crianças aprendem sozinhas a usar as tecnologias, aprendem brincando!
Nós profissionais da área da educação, precisamos romper as barreiras e progredir, aprendendo e ensinando. Se nosso objetivo é formar cidadãos críticos e responsáveis, precisamos ser autocríticos.
abraços
Silvana
Nenhum comentário:
Postar um comentário