sábado, 16 de outubro de 2010

Aprendendo com PARACELSO ...

Interessante as postagens realizadas no início de cada semestre, referentes ao semestre anterior. Percebo que agi com seriedade ao realizar as atividades propostas no decorrer do curso, pois estão servindo de base para a construção do inventario de mudanças. no início do Eixo V, onde trouxe uma citação de paracelso referente a estarmos sujeitos a mudanças constantes:

“A aprendizagem é a nossa vida, desde a juventude até à velhice, de fato quase até à morte; ninguém vive durante dez horas sem aprender”.


Paracelso

Como educadores, com certeza  não percebemos que a construção de aprendizagens com os que nos cercam, seja no trabalho ou em outros grupos sociais, servem de referencial para ensinarmos melhor. Vivemos num círcuíto constante de informações, aprendendo e ensinando. Como sempre trabalhei em sala de aula, e, com a oportunidade de trabalhar na Secretaria de Educação, também faço referencia a gestão escolar, pois sempre tive somente a visão de sala de aula, e, com o referencial teórico das Interdisciplinas desse Eixo somados a essa oportunidade permitiram um entendimento maior de todas as partes.

Os conteúdos aprendidos na Interdisciplina de ECS foram importantes para minha formação docente e discente, principalmente no que se refere a definição de educação, como sendo uma constante busca pela perfeição. Sabemos que essa perfeição é muito pessoal, variando conforme as vivências sociais, as oportunidades e os objetivos de cada educador envolvdo nesse processo. Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos pelos quais já passamos e os existentes atualmente, buscando as características comuns. Talvez, através do estudo desses pontos comuns, poderemos encontrar a definição perfeita que tanto procuramos para a educação.


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sil!! Ou o contato com definições nos ajudem a construir nossos próprios conceitos :)
Abração!!