domingo, 28 de março de 2010

Acho que encontrei um caminho...


Sinceramente, estou sentindo-me confusa! Pareço uma barata tonta! Passei muitas horas organizando minha frontpage onde serão registradas as experiências vivenciadas no meu estágio, e, parece que estão incompletas ... volto a editá-las e parece não ter fim. Entendi que serão complementadas constantemente, pois ainda não havia me preocupado em saber certas coisas sobre a realidade da escola e das famílias de meus alunos.

Agora, ainda falta um esboço da(s) arquitetura(as) pedagógicas!!!

Vou arriscar em mais de uma arquitetura, tentando fugir um pouco dos PAs, sem dúvidas é o modelo que estamos mais acostumadas, mas... com alunos menores, sendo que vou trabalhar com 1º Ano, vou investir em estudos de caso (pode ser um ambiente de autoria de casos, de resolução de problemas ou de recuperação de casos) e/ou uma arquitetura incidente onde posso desenvolver oficinas com atividades e graus de complexidade, explorar tarefas de conteúdo com vista a realização de outra atividade mais interessante e ainda desenvolver atividades divertidas realizadas com software educacional e internet.

Vou arriscar!

domingo, 21 de março de 2010

Rumo ao estágio...

Mais um semestre se inicia, sendo que nesse Eixo 8, temos de desenvolver nosso estágio baseados em uma arquitetura pédagógica! Confesso que estou um tanto perdida ainda. Lembrei do modelo que tivemos de fazer em grupo no semestre passado, mas achei confuso. Resolvi então, pesquisar nos materiais que recebemos e estou refletindo sobre algumas questões para decidir que rumo tomar...
Existem 4 tipos de arquiteturas pedagógicas:

1. Projetos de Aprendizagem:
* selecionar uma curiosidade;
* registrar o que já sabem;
* dúvidas e certezas para selecionar e buscar os desafios;
* escolher os procedimentos;
* encontrar alternativas de solução;
* organizar dados;
* comunicar os resultados.

2. Estudo de Caso:
* definir o que o estudante precisa para resolver o problema,se ele pode realizar por si ou necessita de um especialista?
* pode ser um ambiente de autoria de casos, de resolução de problemas ou de recuperação de casos.

3. Arquitetura incidente:
* oficinas com atividades e graus de complexidade;
* exploração não dirigida de tarefas de conteúdo com vista a realização de outra atividade mais interessante;
* atividades divertidas realizadas com software educacional e internet.

4. Ação Simulada:
* através de ambiente de simulações de ações.

Vou refletir sobre cada uma delas e com o diagnóstico da minha turma de 1º Ano, decidir o quê e como vou desenvolver o meu estágio.

Mãos à obra!
Abraços, e um bom estágio pra tod@s nós e para o Edson
Silvana