domingo, 29 de junho de 2008

Lixo pode virar beleza pura!

Após a avaliação da primeira versão da minha síntese de aprendizagens, e repensar e refazer algumas atividades, continuo pensando que a atividade mais importante para minha aprendizagem profissional, foi vencer certas barreiras que me afastam da Matemática, pois mesmo encontrando dificuldades de aplicá-las na Educação Infantil, busquei integrá-las a outras interdisciplinas e/ou áreas.
Na Interdisciplina de Ciências tivemos de planejar e realizar uma atividade prática, com o objetivo de conhecer o meio ambiente em que vivemos, refletindo sobre fatores ambientais necessários para manutenção do equilíbrio da natureza, a interferência do ser humano no desequilíbrio deste ciclo, criando vínculos emocionalmente positivos com a sobrevivência do nosso Planeta Terra.
As atividades de matemática foram todas desafiadoras, em especial as atividades sugeridas no bloco Espaço e Forma. Escolhi as atividades, ef10 e ef14, onde pude integrar com Ciências. Desenvolvi-as com meus aluninhos, quando trabalhamos questões ambientais. Resolvi pedir que os alunos trouxessem o lixo seco produzido num final de semana em suas casas, para ser separado em sala de aula (Plástico, papel, metal, vidro e rejeitos), além de pilhas, óleo de cozinha e medicamentos vencidos que foram e continuam sendo encaminhados semanalmente para o Centro Municipal de Estudos Ambientais de nossa cidade.
A partir de questionamentos e debates realizados com o lixo selecionados, abordando a importância dos 3Rs, confeccionamos vários jogos em sala de aula. Entre eles o Jogo de Pizza, com embalagens, bandejas de isopor e recortes de encartes de mercados. Esse jogo desenvolve a noção de frações, presentes na atividade ef10 e operações com frações na atividade final de Matemática, ef14. Também desafiamos os pais para a confeccionarem um objeto, um brinquedo, um jogo ou ainda um instrumento musical utilizando sucata. Para encerramento da atividade prática, Lixo pode virar beleza pura, promovemos uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto para alunos da escola, pais e comunidade.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

+ atividades com sucatas...






Trabalhando com a Semana do Meio Ambiente, resolvi pedir que os alunos trouxessem o lixo seco produzido num final de semana, para ser separado em sala de aula. Estamos preparando uma exposição"Lixo pode virar beleza pura!" confiram o Jogo de Pizzas

sábado, 14 de junho de 2008

Sucatas que divertem ...

Mesmo não sendo de nossa tradição, comemoramos São João. Penso que devemos sim mostrar e trabalhas as diferenças entre trajes típicos do gaúcho e do caipira, salientando que o caipira não é sinônimo de ridículo! Trago uma sugestão para as colegas, utilizando sucatas, que pode muito bem ser utilizada nessa época, para que nossos alunos façam seu próprios sons, com sucatas, vale a pena conferir...

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Diante do trono



Na temática 4 da Interdisciplina de TCI, onde tivemos de procurar um vídeo no Youtube sobre algum tema pedagógico, assistí-lo e elaborar uma proposta de aula com ele, fazendo referências às "Propostas de Utilização" de vídeo apresentadas por José Manuel Moran, escolhi Diante do Trono - Bichos Grandes e Pequenos. Considerei um bom vídeo para sensibilização do tema animais, motivando através da música, a expressão oral e corporal, e, ao mesmo tempo despertando a curiosidade para novos temas, além de facilitar o desejo de pesquisa nos alunos para aprofundar o assunto do vídeo e da matéria.

Tempo Histórico no EF e na EI

No dia 5 de maio, publiquei uma apresentação de slides com atividades pedagógicas sobre a compreensão das noções de tempo e alguns recursos que já utilizei em outros anos, no Ensino Fundamental e pretendo buscar alguns destes para trabalhar a questão de sombra com os pequenos da Educação Infantil.

Confiram!!! Onde??? no meu webfólio da Interdisciplina de Estudos Sociais.