domingo, 31 de agosto de 2008

Velhice avançada: uma nova visão!

· Penso que todas as fases são difíceis. Todas têm suas peculiaridades, seu lado bom e seu lado não muito bom. Se tiver algo que não podemos negar é a sabedoria adquirida por alguém que experimentou todas as fases da vida.
· Aqueles que resolveram bem seus conflitos internos e suas relações com o outro, passam essa fase de forma mais leve. Porém o desespero e inconformidade daqueles que não conseguiram e que viveu a rotina do cotidiano, apenas para trabalhar e pagar suas contas, apenas sobreviveram, e ao chegar a tão sonhada aposentadoria, vêem suas capacidades diminuídas. Muitas vezes chegam às depressões e outras doenças degenarativas que os impedem de ser felizes, levando-os ao retraimento e reflexão.

Conceituando Educação ...

Acredito que a educação é a constante busca pela perfeição. Mas esta perfeição é muito pessoal, variando conforme as vivências sociais, as oportunidades e os objetivos de cada um. Fazem-se necessário levar em conta o momento do indivíduo, as necessidades que cada um tem em cada situação de sua vida.
Para definir educação, será preciso considerar os sistemas educativos pelos quais já passamos e os existentes atualmente, buscando as características comuns. Talvez, através do estudo desses pontos comuns, poderemos encontrar a definição perfeita que tanto procuramos para a educação.

Organização Democrática da Escola???


De acordo com o mapa conceitual, numa perspectiva democrática, a organização escolar através da representação de toda a comunidade do entorno e seus agentes sociais em processos de representação direta garantidos por normas e práticas sociais.
Caracteriza-se pelo funcionamento de um conselho escolar, da centralização de recursos, do provimento de cargo de diretor, da participação direta de todos os agentes sociais, de planejamento participativo e da avaliação institucional participativa.
Possui várias dimensões: financeira para repasses de verbas (plano de aplicação e prestação de contas); administrativa que abrange os planos de gestão e anual, cargo de diretor, conselho escolar e agremiações e organização da vida funcional e escolar; pedagógica composta pelo projeto Político Pedagógico e relacional entre o sistema, redes de ensino, órgão central e instituições afins.
Como trabalho em uma escola da rede privada, as normas são estabelecidas pela entidade mantenedora. É uma escola de cunho religioso, são bastante fechados e tradicionalistas, seguindo a visão e missão estabelecida, e, dessa forma fogem dessa visão democrática.
Penso que muito se fala em Gestão Democrática, mas até onde vai essa democracia? Indiretamente, seja uma escola pública ou privada, sempre está centralizado o poder de decisão, sendo de sua responsabilidade criar, executar e fiscalizar as normas. Por mais vontade que tenhamos em mudar a escola que temos, sempre estaremos limitados e submissos a essa hierarquia que deve ser respeitada.

domingo, 17 de agosto de 2008

Participar como um Ator Político!!!


Com base na atividade realizada na Interdisciplina de Organização e Gestão na Escola, fiz um comentário no final da atividade 2, sobre minha aprendizagem referente aos conceitos estruturantes, que convém dividir com os colegas, tutores e professores:


Primeiramente, devo dizer que sou apolítica. Prova disso é que até bem pouco tempo, nem havia percebido que nasci e cresci em plena época da Ditadura Militar. Conforme o texto indicado, “Os anos 80 foram marcados por um processo de abertura política depois de um longo período de ditadura. Foi um momento de grande participação popular e de organização da sociedade na luta pelos seus direitos. Nesse contexto, os eixos principais dos movimentos sociais estavam vinculados à democracia, à gestão democrática do Estado, participação da comunidade, enfim, parte do movimento de luta por uma sociedade mais justa e igualitária e por direitos sociais”.


Esta atividade inicialmente me apavorou, pois tive de pesquisar além do texto recomendado para conseguir entender melhor, esses conceitos básicos, que serão de suma importância para compreendermos a política educacional que rege nossa nação, e, nossa participação como atores políticos desse processo que com certeza está em constante transformação.


Abraços

Formação Continuada???


Acredito que somos seres em evolução, pois estamos sempre aprendendo e em constante formação. Atualmente as Ações do MEC, estão diretamente ligadas à formação continuada dos profissionais da educação, visando uma melhoria significativa abrangendo todos os profissionais desta área. Ouvimos muito a expressão: “é preciso investir na educação!”. Mas na educação de quem? Muitos são os colegas educadores que buscam faculdades no intuito de receberem receitas e/ou manuais e freqüentarem cursos de formação continuada oferecidos pelos municípios visando apenas a certificação, necessária ao plano de carreira.


Muitas são as dificuldades para disponibilizarmos tempo para formação continuada. Porém para uma melhoria das aprendizagens em sala de aula, no trabalho que desenvolvemos com nossos alunos, torna-se indispensável tais formações. Ser professor no mundo de hoje é um é um reflexo de sua vivência dedicada à educação, na lida com comunidades as mais diversas e carentes de uma educação que a verdadeira democracia deveria abordar e construir.

sábado, 9 de agosto de 2008

Shakespeare


Planejando meu tempo ...


Não descobri conflitos ao fazer o planejamento de tempo para esse semestre 2008/2. Sei muito bem que devemos ter um cuidado especial e dar preferência ao PEAD, mas nossa carreira profissional também exige atenção e horários! Já estou desde novembro do ano passado conciliando os dois cursos, PEAD e Mídias na Educação, sendo que o Mídias no dia 25 de agosto encerro o ciclo básico, restam ainda o intermediário e o avaçado. Ambos são à distância e exigem tempo para leituras e atividades práticas, fóruns... Enfim, já sei que não posso bobear, de maneira alguma deixar acumular atividades.

Nunca sabemos o que nos espera! Nos últimos dois semestres tive imprevistos que me fizeram literalmente parar por 20 dias ou mais. Muitas vezes até pensei em chutar o balde e abandonar tudo... mas isso já passou. Retornei e venci as atividades da melhor maneira possível e de certa forma dentro do prazo final estipulado.

Estou pensando em cursar o Pró-Letramento, Alfabetização e Matemática, dependendo muito dos horários e da carga horária, pois é uma oportunidade imperdível. Pretendo continuar trabalhando com 1º ou 2º Ano, dos Anos Iniciais.

Quanto à organização da tabela e o cumprimento dos horários determinados, pretendo cumprí-los. de repente não está muito claro, mas pela manhã trabalho numa escola, intervalo para o almoço, aproveitar para o Mídias na Educação que exige apenas 5horas semanais. Na parte da tarde, trabalho na Secretaria de Educação - SMED e todas as noites dedicar no mínimo 2horas para o PEAD, totalizando em média, 10horas.

Aos finais de semana, dependendo dos compromissos, fazer compras, atividades de lazer e atividades do PEAD.

Acredito que darei conta do recado!

Só estou um tanto preocupada por não gostar muito de legislação, e, pelo jeito as Interdisciplinas envolvem e muito "leis"!!!

Postagem 2 - Workshop


No prepararo e realização do workshop, tive mais facilidade e me senti mais segura, tanto na construção do power point, como na apresentação oral.

Esse semestre, foi marcado pelas práticas, registros e imagens, tão necessários para podermos mostrar nossas aprendizagens para os colegas e tutores, as quais nos possibilitam argumentar com mais segurança.

Postagem1- síntese/reflexão

Ao preparar a síntese-reflexão, verifiquei a partir do trabalho realizado nas Interdisciplinas do eixo 4, que as idéias que eu tinha anteriormente, no que se refere à Interdisciplina de Estudos Sociais, não mudaram muito, pois continuo vendo-a como extremamente necessária para formarmos cidadãos críticos. Já os conceitos e as idéias que consegui construir ao longo do semestre, relacionados ao tempo e espaço/espaço e forma acrescentaram muito na minha formação profissional.

Talvez se não tivesse trabalhando com Educação Infantil, nem perceberia tanto. Mas a necessidade de adequar as atividades sugeridas em todas as interdisciplinas, a linguagem dos pequenos, observando e descobrindo como eles perguntam e o que querem saber, faz uma incrível diferença!