domingo, 30 de março de 2008

Reflexões Avaliativas 2 - Apresentação Oral.




Poxa Vida! Lembrar da Apresentação Oral do Portfólio de Aprendizagens é um tanto melancólico! Lembro que estava muito insegura, pois não tinha registros de atividades práticas realizadas durnate o semestre. O que fiz foi buscar pensamentos de teóricos sugeridos, e, refletir sobre meu fazer, ou melhor, a vontade de fazer, pois havia muita falta de tempo, somado à muitas dificuldadese impecílios. Resolvi buscar novamente essas reflexões, as quais convém manter bem presentes nesse retorno ao ambiente escolar:


  • " ... o saber surge a partir do desejo de aprender";


  • Há muitas certezas e incertezas no âmbito escolar e social "alguns são apaixonados por saber, outros são desmotivados";


  • "a aprendizagem não é mérito só da escola,( não ocorre apenas no espaço sala de aula)";


  • Não acredito que o professor "ensina" e o aluno "aprende" ;


  • ... a aprendizagem ocorre através da experimentação, onde o indivíduo se permite aprender no ambiente em que está inserido;


  • ... os professores se acomodaram, poucos ousam mudar e/ou muitas vezes "reclamar é mais fácil!;


  • "... muitos processos de mudança no âmbito escolar";


  • "inovar as lógicas e as estruturas do sistema escolar" afeta principalmente as relações de trabalho, a relação com os colegas, com a direção e reflete diretamente na relação com os educandos;


  • Sem nos darmos conta apesar de duvidarmos do sistema vigente, acabamos reproduzindo as velhas seguranças e lógicas seletivas e conteudistas!!! ;


  • Mensagem da história - O Príncipe sem Sonhos" "... por mais que interesses do mercado queiram moldar nossos desejos, estes são capazes de se libertar das amarras do capital uma vez que humanos, somos passíveis de transformação";



“A certeza de que haverá, sempre, estrelas no céu mesmo em tempos de chuva, basta querermos enxergá-las, basta o desejo e a vontade de ser feliz.”

  • Mas o mais importante é não esquecermos de que: “Como profissionais da educação, somos sujeitos em movimento e sabemos que inovar é preciso! Que sejamos todos nutridos pela vontade de ensinar e aprender.”

Reflexões Avaliativas 1 - Síntese das Aprendizagens




Mesmo antes dessa atividade proposta na disciplina de Seminário IV, venho pensando muito nos últimos dias, pois consegui retornar a sala de aula, com uma turma de educação Infantil. Vem sendo um grande desafio, pois além de nunca ter trabalhado com os pequenos(5 anos), trata-se de uma escola da rede particular, através de um convênio com a Prefeitura Municipal de Sapiranga.



Fiquei muito surpresa quando soube que não havia necessidade de registarmos os conteúdos no caderno de chamada, basta anexarmos uma cópia de nosso projeto. Também, na contra capa do mesmo uma listagem das atividades de rotina. Num primeiro momento, fiquei estática ... mas a pedagoga me explicou que o importante seria o professor aproveitar os momentos de planejamento e em sala de aula para observar e avaliar as atitudes e habilidades dos alunos, sendo necessário um caderno de acompanhamento com os respectivos registros. Finalizou nossa conversa com a seguinte frase: "Silvana, se eu quiser saber como é tua aula, irei até tua sla pra assistir, não necessito de um caderno para saber"!



Em minha Síntese de Aprendizagens do Eixo III, em relação aos Projetos de Trabalho, tenho buscado estabelecer critérios de avaliação, de acordo com as proposições de Barton e Collins (1993), que os estabelecem a partir de dois aspectos: um técnico e o outro qualitativo, citados em minha síntese.



Para acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, tenho feito um portfólio onde as atividades são organizadas e classificadas em pastas, que no final de cada projeto, se transformam em livros. Em nosso primeiro livro, reunimos os trabalahos referentes ao Projeto I - Vida! Como viver e conviver bem!, sob o título de "10 coisas que precisamos para viver bem!
OBS: Fizemos embalagens para presentes especiais de Páscoa para os pais.


Já o segundo, iniciado à dias atrás, Projeto II - Quem sou eu? Quem é você?, complenta o primeiro, pois como se trata de uma escola Católica, devemos abranger o Tema da Campanha da Fraternidade durante todo o ano letivo. Esse formará o segundo livro, pois dessa forma a própria criança, bem como seus pais poderão acompanhar a caminhada e os progressos escolares alcançados pelos seus filhos.


Além disso, revendo a síntese, convém relembrear do alerta de Miriam Celeste Martins (1998, p 166) sobre a necessidade de estabelecermos três momentos importantes nos projetos de trabalho:

• 1º momento - AVALIAÇÃO INICIAL
• 2º momento - ENCAMINHAMENTOS DE AÇÕES
• 3º momento - SISTEMATIZAÇÕES

E ainda, complementando, com minha citação sobre a minha prática pedagógica nesse ano letivo, "Inovar é preciso...", onde cada um possa fazer a sua parte dentro de sua sala de aula, contagiando seus alunos, os pais de seus alunos e os colegas simpatizantes, que querem mas não ousam mudar. Se espalharmos essas sementes, através de nosso fazer em sala de aula, elas se reproduzirão, através de exemplos significativos, fazendo com que nossa profissão Ser Professor valha a pena. Pois as crianças são o nosso futuro ...