domingo, 29 de junho de 2008

Lixo pode virar beleza pura!

Após a avaliação da primeira versão da minha síntese de aprendizagens, e repensar e refazer algumas atividades, continuo pensando que a atividade mais importante para minha aprendizagem profissional, foi vencer certas barreiras que me afastam da Matemática, pois mesmo encontrando dificuldades de aplicá-las na Educação Infantil, busquei integrá-las a outras interdisciplinas e/ou áreas.
Na Interdisciplina de Ciências tivemos de planejar e realizar uma atividade prática, com o objetivo de conhecer o meio ambiente em que vivemos, refletindo sobre fatores ambientais necessários para manutenção do equilíbrio da natureza, a interferência do ser humano no desequilíbrio deste ciclo, criando vínculos emocionalmente positivos com a sobrevivência do nosso Planeta Terra.
As atividades de matemática foram todas desafiadoras, em especial as atividades sugeridas no bloco Espaço e Forma. Escolhi as atividades, ef10 e ef14, onde pude integrar com Ciências. Desenvolvi-as com meus aluninhos, quando trabalhamos questões ambientais. Resolvi pedir que os alunos trouxessem o lixo seco produzido num final de semana em suas casas, para ser separado em sala de aula (Plástico, papel, metal, vidro e rejeitos), além de pilhas, óleo de cozinha e medicamentos vencidos que foram e continuam sendo encaminhados semanalmente para o Centro Municipal de Estudos Ambientais de nossa cidade.
A partir de questionamentos e debates realizados com o lixo selecionados, abordando a importância dos 3Rs, confeccionamos vários jogos em sala de aula. Entre eles o Jogo de Pizza, com embalagens, bandejas de isopor e recortes de encartes de mercados. Esse jogo desenvolve a noção de frações, presentes na atividade ef10 e operações com frações na atividade final de Matemática, ef14. Também desafiamos os pais para a confeccionarem um objeto, um brinquedo, um jogo ou ainda um instrumento musical utilizando sucata. Para encerramento da atividade prática, Lixo pode virar beleza pura, promovemos uma exposição dos trabalhos desenvolvidos durante o projeto para alunos da escola, pais e comunidade.

Nenhum comentário: