sábado, 21 de março de 2009

Expectativas para 2009/02


Confesso que inicialmente fiquei bem irritada com termos de retomar o PA, mas saber analisar as partes, o seu desenvolvimento, permitirá uma compreensão do todo. Particularmente nunca gostei de escolher um tema, sempre tive dificuldades nisso, e, pensar numa questão para ser investigada, com tantas atribuições que tenho na escola, na SMED, na família, somados as preocupações e "auxílio" que ainda preciso prestar a minha filha, por tempo indeterminado, acabei escolhendo um tema e nem sei justificar porque o escolhi. Talvez por ser atual na época, estar iniciando a temporada dos ciclones ou ainda por estar nas manchetes aqui do sul do país.

Espero e sei que enfrentaremos novos desafios no que se refere a inclusão, filosofia, educação étnico-racial, enfim, muito a ser feito, a ser respondido, a ser investigado, e, principalmente a ser refletido e questionado...

Conquistas 2008/02


“A aprendizagem é a nossa vida, desde a juventude até à velhice, de fato quase até à morte; ninguém vive durante dez horas sem aprender”.
Paracelso


A cada dia adquirimos e/ou construímos uma nova aprendizagem com os colegas de profissão e com os alunos, que requer reflexão, pois ao ensinar aprendemos e com essas aprendizagens ensinamos melhor. Isso se transforma num ciclo contínuo, e, muitas vezes não nos damos conta da amplitude do nosso trabalho.

Acredito que minha maior conquista no semestre passado tenha sido em relação a gestão escolar, pois sempre tive somente a visão de sala de aula, e, com o referencial teórico das Interdisciplinas somados as oportunidades que estou tendo na Secretaria de Educação permitiram um entendimento maior de todas as partes. Quanto a Interdisciplina de Psicologia na Vida Adulta e o desenvolvimento do PA, não me prenderam muito, apenas fui desenvolvendo e cumprindo as atividades na medida do possível.