domingo, 20 de abril de 2008

Tópicos do Rio Grande do Sul

É com maior prazer que realizo essa atividade, pois quando entrei aqui no município de Sapiranga, fui desafiada a trabalhar com duas quartas séries, conforme já informei na atividade 1. Jamais havia pensado o quanto nós gaúchos, fizemos parte na história de nosso estado, através de nossos antepassados. Foi pesquisando e buscando os conteúdos pré-determinados, que com um olhar de quem já havia passado por todos esses conteúdos como estudante, era chegado o momento de buscar um outro olhar. Um olhar de adulto, mediador desses conteúdos, sendo de fundamental importância, determinar o que seria mais significativo, e, ainda como fazê-los se interessarem pelas “Coisas do nosso Rio Grande”.

domingo, 13 de abril de 2008

Concepções da Natureza

Concordo com Giroux ao afirmar que "vivemos em uma época marcada por uma cultura foto-cêntrica, auditiva e televisual (Giroux & MacLaren, 1995)". Pois os sons são eletronicamente produzidos e vamos automaticamente aprendendo a codificar comportamentos e valores representando imagens, que já vimos em algum lugar, que, sem perceber interferem na maneira como vimos e sentimos o mundo que nos cerca. Nós educadores, somos constantemente desafiados pelos contextos sociais e culturais, representados através da mídia, e, preciso é buscarmos uma forma para entender como esses interferem na compreensão e na representação da natureza de nossos alunos.
É impressionante, como já interferem na representação de crianças pequenas, pois desenvolvi um ditado de desenhos com meus alunos de Jardim B - eles tem 5 aninhos. Assista a apresentação de slides, observando a representação de rua. A maioria desenhou uma rua asfaltada com a linha divisória tracejada.

sábado, 12 de abril de 2008

Sem dúvidas, Interdisciplinas!

A cada semana que se passa, a cada semestre, ou melhor em cada Eixo, cada vez mais as disciplinas se entrelaçam! Horas atrás, ao refletir e fazer um esboço do meu Plano de Estudos, em Seminário IV, percebi que esse "plano" pode estar vinculado a disciplina de TCI, onde precisamos escolher um software educativo, avaliá-lo e desenvolver um plano de aula. Podemos interligá-las ainda mais, pois podemos escolher, não apenas um jogo mas outros aplicativos que nos auxiliem a finalizar a Temática 2.
Resta saber qual?

sábado, 5 de abril de 2008

Linha de Tempo

Bom, sem dúvidas foi um grande desafio e um teste de paciência fazer essa Linha de Tempo sobre a Informática Educativa. Confesso que num primeiro momento, me irritei ao ver tudo em inglês. Como sempre brico pedindo auxílio ao Chapolin colorado, desta vez quem me socorreu foi a Celi.



Valeu Celi!!!



Não foi tão difícil assim mas trabalhoso. Quem bobeou foi eu, pois sempre a falta de tempo em meio a tantos compromissos, foi causadora desse "quase" atraso. Poderia ter feito antes, e, com certeza mais completa e de melhor qualidade, mas vi somente essa semana, terça-feira, dia "primeiro de abril". Acreditem, não é mentira não! Quase que a atividade passou e eu não vi!

Com certeza foi um grande aprendizado!

Abraços
Silvana

http://www.xtimeline.com/timeline/Silvana-Negri

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Chapolin???

Bem sabemos que necessitamos de constantes auxílios para conseguirmos desenvolver determinadas atividades no PEAD. Outro fator que dificulta-nos para conseguirmos cumprí-las e nos prazos determinados é sem dúvidas o fator tempo.


Pois então, ando bem atrapalhada, pois tenho poucas noites livres para me dedicar à elas. Além de "deletar" alguns trabalhos ao desenvolver uma tarefa, na pressa, não conseguia compreender o que estava fazendo de errado no tal do "side bar".


Pensei: e agora, quem poderá me salvar???

Como sempre pedi socorro ao Chapolin Colorado, .. rsrsrsrsrs ... , passei um e-mail ao Professor Crediné e as tutoras, que mais uma vez conseguiram me auxiliar. Em homenagem a elas(Melissa e Analissa), após aprender e brincar, colorindo, acrescentando, cancelando e reeditando, até postei uma imagem no meu side bar!

Confesso que foi uma aprendizagem bastante significativa, eram dúvidas que haviam ficado no decorrer do último semestre.