domingo, 30 de setembro de 2007

De quem é a música?

Penso que vale registrar essa evidência, pois sempre gostei de trabalhar com os alunos músicas que trazem contextos sociais da atualidade, geralmente com músicas de Gabriel O’ Pensador, Legião, Cazuza, entre outros... Tenho pensado muito sobre isso, pois sempre busco letras e melodias que me agradam. Esqueço que meus alunos não estão acostumados a ouvir esse tipo de música. Em contrapartida, eles adoram sertanejos, e eu odeiooooo! Realmente tenho muito a aprender nessa inerdisciplina. Como o próprio título do texto diz:

De quem é a música?
Ou seja: Vou escolher minhas músicas ou as músicas da minha turma?






Tematica 2


A proposta triangular definida por Barbosa, designa ou indica três ações básicas: fazer, ler e contextualizar. Nessa temática também fomos questionados a pensar sobre se um adulto e uma criança lêem imagens da mesma forma, e, se um crítico de arte ou um leigo fazem a mesma leitura de uma imagem. Com certaza não! Não existem leituras idênticas, até podem ser parecidas em alguns aspectos.
Ao fazer a descrição dos personagens da obra de Velasquez, automaticamente fui pensando nessa atividade realizada com alunos, jamais descreveriam os aspectos que descrevi. Penso que se fixariam nas roupas e outros aspectos físicos. Também pensei ao observar novamente a tela no fato em si, o que estaria acontecendo naquele exato momento, porque aquelas pessoas ali estavam? Isso daria uma história e tanto!





Culpado ou Inocente??? Aprovado ou Reprovado???

Impossível não fazer essa relação, né? Quantas vezes ficamos na dúvida na hora H! Talvez nunca tenha parado para pensar que de certa forma é um julgamento, pois estamos decidindo o futuro de uma criança, onde o resultado(veredícto) fará a diferença. Essa criança(aluno) poderá responder a essa frustação de diversas maneiras, positiva ou negativamente. A probabilidade é que seja negativa! Será um aluno desmotivado, fica de lado simplesmente por ser repetente, não aprende, por isso poderá causar problemas com disciplina, baixa auto-estima, e muitas vezes acaba evadindo, por falta de oportunidades. Ou será por falta de argumentos do professor que muitas vezes decide por si só??? O que vocês pensam disso?
Beijos

sábado, 22 de setembro de 2007

Contadores de Histórias

Tenho um Banco de Imagens, o qual iniciei numa das disciplinas de Artes na FEEVALE. De lá pra cá, todas imagens que visualizo, as vejo de vários ângulos e as utilizo com as crianças em situações diversas, entre elas a produção de histórias. Mas confesso que para contar histórias nunca tinha pensado. Muito menos aromas e sons, jamais havia imaginado que pudéssemos colecionar. Deve ser muito legal e divertido! As crianças vão adorar, imaginem só ouvir o som de um pum... Fiquei encantada visitando o site vivendo eu conto, com a Patrícia Lane, contadora de histórias, ela é sensacional, show de bola! Amei as suas histórias, vale a pena conferir ... ainda não tive tempo de ler os textos recomendados pela professora, mas as dicas sobre contações de histórias são muito interessantes.


PALMAS!!!



  • para a Professora!
  • para a Interdisciplina
  • para os Contadores de Histórias!

Aprendizagens ou Evidências???

Como aluna do PEAD sempre tive bem claro que tenho um caminho a percorrer onde tudo depende de mim, onde as aprendizagens realmente significativas só ocorrerão se eu me responsabilizar pelo minha própria caminhada, desenvolvendo habilidades e competências.


Esse espaço será utilizado para postar minhas aprendizagens e evidências adquiridas no decorrer desse semestre em todas as interdisciplinas. A primeira delas foi aprender a utilizar os marcadores que muito facilitarão na organização desse portfólio.


Desejo a todos os colegas de PEAD, um excelente 2007/02

Beijo no coração de todos!


Com Carinho,
Silvana